1º Seminário Estadual de Esporte e Lazer do IFPR define realização dos Jogos Inter-campi – Instituto Federal do Paraná

Esportes

Representantes de nove campi do Instituto Federal do Paraná participaram na quinta-feira (7) do 1º Seminário Estadual de Esporte e Lazer do IFPR. O tema central do encontro foi a organização da 1ª edição dos Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIF Paraná), que acontecerá no Campus Palmas nos dias 19, 20 e 21 de novembro. As unidades de Foz do Iguaçu e Ivaiporã já se candidataram para sediar o evento em 2011.

Estiveram presentes na abertura do Seminário o Chefe de Gabinete, Pedro Pacheco e o Reitor Alipio Leal. “Temos que atender ao cidadão dentro dos Arranjos Produtivos Locais (APL´s), que não são apenas relacionados à economia, ao mercado, mas principalmente envolvendo a qualidade de vida de todos. É nesse sentido que daremos total apoio à prática do esporte”, afirmou Pedro Pacheco.  O Chefe de Gabinete também lembrou a participação nos Jogos Nacionais da Rede Federal, em maio deste ano.

Já o Reitor Alipio Leal salientou a importância do esporte como integração. “Não temos foco competitivo, o objetivo não é conseguir medalhas, mas estimular a participação, possibilitar o convívio entre os estudantes e servidores de todos os campi e incentivar práticas saudáveis”, destaca. Leal também ressaltou que os jogos podem despertar talentos. “A questão é dar oportunidade; nosso apoio é incondicional”.

No Seminário, os organizadores do JIF 2010 definiram questões sobre a estrutura organizativa dos jogos, como a uniformização das equipes, transporte, alojamento, alimentação, arbitragem, segurança, atendimento médico aos atletas, material esportivo e premiação. Cada campus ficou responsável por um item da organização, conforme disponibilidade financeira e de materiais.

Segundo o coordenador de Ações Esportivas do IFPR, professor Francisco Paulo Trautwein, as modalidades escolhidas para o 1º JIF Paraná são resultado da análise sobre as condições de infraestrutura, disponibilidade de orçamento e recursos humanos de cada campi. Ao todo, serão sete modalidades: futsal; voleibol; voleibol em duplas; tênis de mesa; salto em altura; corrida rústica e natação (veja mais detalhes abaixo). Cada atleta poderá ser inscrito em no máximo duas modalidades, sendo uma coletiva e outra individual.

A idade mínima para participação no JIF é 16 anos completos até 05 de novembro. Cada campus poderá ter em sua delegação um número total de 43 participantes (40 atletas e três professores ou representantes responsáveis pelas equipes). No total, 559 pessoas participarão diretamente do JIF, fora a organização das torcidas, apoiadores e os servidores que vão trabalhar para a realização dos Jogos.

Confira abaixo as modalidades para o JIF Paraná 2010:

Futsal Masculino/Feminino
Cada equipe poderá inscrever até 10 (dez) atletas por naipe

Voleibol Masculino/Feminino
Cada equipe poderá inscrever até 10 (dez) atletas por naipe.

Voleibol em Duplas Masculino/Feminino
Cada equipe poderá inscrever até 02 (dois) atletas por naipe, sendo estes obrigatoriamente integrantes de outra modalidade coletiva (voleibol ou futsal).

Tênis de mesa Masculino/Feminino

Salto em altura Masculino/Feminino