Campus Colombo cria concurso de audiovisual para alunos de curso técnico integrado – Instituto Federal do Paraná

Campus Colombo

Professores, técnicos e estudantes do Campus Colombo do IFPR criaram um concurso de audiovisual voltado aos alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A premiação foi realizada nesta quinta-feira (14).

Desenvolvido no âmbito de um projeto de integração chamado “Elaboração de Vídeos”, nesta primeira edição do projeto foram inscritos quatro curtas-metragens, todos produzidos pelos estudantes. O trabalho vencedor foi agraciado com o Prêmio “Joinha de Ouro”.

A iniciativa teve início em novembro do ano passado, vinculada à disciplina de Projetos. “Como forma de avaliação para a disciplina, propusemos a elaboração de vídeos, e parte dos alunos se identificou com a ideia”, conta o professor Emilio Rudolfo Fey Neto.

Além dos alunos, a proposta acabou envolvendo outros professores e técnicos administrativos do campus.

Uma delas foi a assistente em administração Mariana do Amaral Rocha, que tem bacharelado em Rádio e TV e colaborou ensinando aos alunos noções básicas de enquadramento, iluminação, roteiro e edição. “Foi a minha primeira experiência em sala de aula e para mim também foi muito gratificante”.

Segundo ela, em uma pesquisa de autoavaliação realizada após a atividade, a maioria dos estudantes disse que a produção dos curtas foi algo totalmente diferente de tudo o que eles já tinham feito. “Gostaram muito, e o único ponto negativo apontado foi que, se tivessem mais tempo para trabalhar em seus respectivos filmes, eles iriam aproveitar mais”, diz.

“O mais importante é que o projeto conseguiu integrar os estudantes, mostrou a eles como é participar de um projeto, como é dar sequência a um planejamento”, comenta o professor Emilio.

Segundo ele, a ideia é lançar novas edições do prêmio nos próximos anos e até transformá-lo em um projeto de extensão, abrindo-o para a participação da comunidade.

Curso técnico em Informática
Além de Colombo, o curso técnico em Informática é ofertado pelo IFPR na modalidade integrado ao Ensino Médio em outros 15 campi. Há, também, três campi que o ofertam na modalidade subsequente.

Saiba mais sobre o curso técnico em Informática.

Outras informações sobre o Campus Colombo do IFPR

Página do Prêmio Joinha de Ouro

Página do Campus Colombo no Facebook.

Assista aos vídeos

Ouço a Cidade Pedindo mais Cor

Rouse Harley

Médico e o Caipira

Melhor Curta pelo voto popular (Trofeu Joinha de Ouro)
Ouço a cidade pedindo por mais cores (Vencedor, com 61 votos)
Rose Harley: 57 Votos

Gabriela Casellas Belemer

Professores e Coordenadores do Projeto
Camilla Carpanezzi, Emílio Fey, Gabriela Chicuta, Hermelinda Martins, Marcio
Rodrigo Santos, Marcos Barbosa, Marianna Amaral e Priscila Giacomassi.