Olimpíada Brasileira de Robótica recebe inscrições – Instituto Federal do Paraná

inscrições

Olimpíada Brasileira de Robótica recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para a modalidade prática da 10ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que envolve equipes de estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e se dá em duas fases: estadual e nacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de maio, no portal da OBR.

No Paraná, a primeira fase é organizada pelos professores Marcos Laureano e Márlon de Oliveira Vaz, do Campus Curitiba. Além deles, outros professores e estudantes juntam-se de forma voluntária à organização dessa etapa do evento, que, neste ano, será realizada nos dias 2 e 3 de setembro, na capital paranaense, em local a ser definido.

Em 2016, a 10ª edição da OBR se dá em conjunto com a 2ª edição do Salão de Robótica. A previsão dos organizadores é de que o evento reúna cerca de 120 equipes de todo o estado.

As equipes que se classificarem na primeira fase participarão da fase nacional, que será realizada entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em Uberlândia (MG).

Histórico de bom desempenho

Nas duas últimas edições, equipes do IFPR conquistaram vagas na fase nacional. “Estamos melhorando a cada ano. No ano passado, uma equipe do IFPR classificou-se entre as 10 melhores do país na etapa nacional; para nós, foi um resultado excelente”, comemora Laureano.

Em 2014, uma equipe do IFPR, composta por estudantes do Câmpus Londrina, foi classificada para a etapa nacional.

Sobre a OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A competição possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente, a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática.

A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Estudantes e professores podem se inscrever como voluntários

Estudantes e professores do IFPR interessados em atuar como voluntários e juízes na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Robótica já podem realizar sua inscrição, que garante a emissão de certificado de participação na organização do evento.

Para tanto, os interessados devem acessar o portal da OBR e consultar as regras e termos de voluntariado. Depois disso, é preciso cadastrar-se no Sistema Olimpo, indicando, primeiramente, a instituição de ensino a que está ligado e, após, inscrever-se no evento específico em que pretendem atuar como voluntário ou juiz – a OBR 2016.

Mais informações para os interessados a atuar na organização do evento podem ser consultadas no link https://www.obr.org.br/?page_id=71.

Quem pretende atuar como juiz nos dias da competição deve verificar as regras em https://www.obr.org.br/?page_id=228.

Mais informações

Mais informações sobre os estudantes aptos a formar equipes e instruções sobre inscrições e participação no evento podem ser encontradas no portal da OBR.

Dúvidas sobre a etapa estadual podem ser sanadas pelo e-mail marcos.laureano@ifpr.edu.br.