Em Curitiba, profissionais de todos os campi do IFPR discutem Inovação – Instituto Federal do Paraná

inovação

Em Curitiba, profissionais de todos os campi do IFPR discutem Inovação

Será realizado, no auditório do Campus Curitiba, na terça (26) e na quarta-feira (27), o I Workshop de Inovação – IFPR. Participarão do encontro docentes e técnicos de diversos campi do IFPR envolvidos na estruturação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT).

Na manhã de terça-feira, haverá a palestra “A inovação como fator de eficácia organizacional” e a mesa-redonda “Vivências em NITs, Hotéis e Incubadoras Tecnológicas”. À tarde, os participantes farão uma visita técnica à incubadora do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

No segundo dia, estão previstas discussões sobre formas de proteção da Propriedade Intelectual, além de outras duas palestras, uma sobre “Áreas de Inovação no Paraná” e a outra intitulada “Colocando as coisas na prática (Parte 1): Como NITs em diferentes estágios de desenvolvimento podem ajudar pesquisadores e empresários”.

De acordo com a Coordenadora de Políticas de Inovação e Empregabilidade da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi), Ana Lucia Falco, são esperados cerca de 50 servidores, entre coordenadores de NITs e coordenadores de Extensão e Pesquisa de todos os campi.

“A Reitoria mantém diálogo com os NITs, orientando e discutindo diretrizes, mas esta é a primeira vez que se realiza uma capacitação geral sobre o tema”, explica. “Nesse sentido é que foram convidados palestrantes com experiência na área para conduzir as discussões e também para tirar dúvidas específicas”, conta.

A ideia é a de que o evento também contribua para a discussão, entre Reitoria e campi, de diretrizes e procedimentos em relação ao funcionamento dos NITs.

Aberto à comunidade acadêmica, o evento é promovido pela Proepi e pela equipe do Programa de Implementação e Estruturação de Núcleos de Inovação Tecnológica do IFPR.