IFPR lança programa para fomentar ações relacionadas aos Direitos Humanos – Instituto Federal do Paraná

DIREITOS HUMANOS

IFPR lança programa para fomentar ações relacionadas aos Direitos Humanos

A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação torna público, nesta quarta-feira (20), o Edital nº 08/2016, que regulamenta o fomento à criação de Núcleos Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Inovação relacionados à temática dos Direitos Humanos. As inscrições são realizadas até o dia 18/05/2016.

“O Programa Institucional de Extensão, Pesquisa e Inovação em Direitos Humanos (Pidh) vem ao encontro de demandas de professores e técnicos preocupados com a Educação em Direitos Humanos, já que a educação para a diversidade é um direito fundamental do homem”, afirma a Coordenadora de Extensão e Cultura do IFPR, Mônica Simião. Ela explica que, após inúmeros esforços, a iniciativa está conseguindo se concretizar.

Segundo Mônica, o Pidh tem por finalidade apoiar o desenvolvimento de Núcleos Interdisciplinares que dialoguem e contribuam com a sociedade, envolvendo estudantes em ações de extensão, pesquisa e inovação conjugadas ao ensino e relacionadas aos Direitos Humanos.

“Somos uma instituição que tem como princípio a inclusão, sendo essencial a construção de políticas institucionais de respeito e compreensão das diferenças. Aqui reside a importância e consolidação de ações como o lançamento do edital do Pidh,” ressalta a Coordenadora de Políticas de Inclusão do IFPR, Josiane Poleski.

Serão selecionadas até 2 propostas para estabelecimento de Núcleos Interdisciplinares em cada linha indicada no edital, totalizando até 10 propostas selecionadas. Para cada proposta de núcleo aprovada, será destinado o auxílio financeiro de R$ 3.000,00 em cota única, a ser depositado na conta corrente do coordenador ou descentralizado para o campus. As propostas aprovadas receberão também 2 bolsas de R$ 350,00, destinadas a dois estudantes selecionados, com vigência de maio a dezembro de 2016.

As propostas deverão ser inscritas, até 18 de maio, através de formulário eletrônico e também deverão ser encaminhadas para o e-mail proepi@ifpr.edu.br, em arquivo único formato PDF – sendo duas cópias: uma com identificação, contendo toda a documentação, e outra sem identificação, contendo os documentos descritos no edital.

Cada campus poderá apresentar quantas propostas julgar conveniente, e caberá à Proepi, por meio de suas diretorias, a responsabilidade de coordenar o processo de seleção dos projetos, de acordo com os critérios previstos no edital.

A divulgação do resultado provisório será feita na página de editais da Proepi, a partir do dia 30 de maio de 2016. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato pelo e-mail proepi@ifpr.edu.br.