4º Workshop de Inovação do IFPR é realizado nesta quinta (18) e sexta (19) – Instituto Federal do Paraná

4º Workshop de Inovação do IFPR é realizado nesta quinta (18) e sexta (19)

É realizada nesta quinta (18) e sexta-feira (19), em Curitiba, a quarta edição do Workshop de Inovação do IFPR. O encontro reúne representantes dos núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dos diversos campi e é um dos principais eventos de capacitação do IFPR .

De acordo com o Coordenador do workshop e Diretor de Inovação da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Gutemberg Ribeiro, o objetivo é propiciar capacitação e trocas de experiências entre os servidores que atuam com o tema e integram as equipes dos NITs nos campi.

“Temos professores com formações diversas, e dependendo da área do conhecimento não há um contato aproximado com a teoria e com as práticas de Inovação, então o objetivo do workshop é capacitar os nossos professores para que eles possam alavancar os resultados em seus campi, principalmente no que diz respeito à Pesquisa e à Inovação”, afirma.

O Reitor Pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta esteve presente à abertura do workshop e destacou o papel da pesquisa no contexto do Instituto. “Nosso desejo é envolver os nossos estudantes na Pesquisa Aplicada, precisamos investir cada vez mais nisso; obviamente, quando se fala em Inovação, temos Pesquisa Básica envolvida, mas a ideia é que consigamos estender nossa atuação às realidades concretas e possamos fazer com que os estudantes se sintam parte do processo”, afirmou.

Saber como outras instituições e colegas entendem e estão trabalhando com Inovação é outro aspecto importante deste momento de trocas de experiências, na opinião do coordenador do NIT do Campus Capanema, professor Cleber Fernando Serafin. “No nosso campus temos alunos de 14, 15 anos, e, às vezes, uma visão de que a Inovação não pode ser aplicada porque eles não teriam, ainda, formação suficiente; então, a grande discussão é definirmos como vamos buscar as demandas da sociedade, verificarmos nossas capacidades, as dos nossos alunos, juntar tudo isso e produzirmos Inovação”, afirma. “Não basta, apenas, criarmos Inovação e mandarmos para a sociedade, pois nem sempre o que produzimos é o que a sociedade precisa”, explica.

Programação
No primeiro dia do evento, são ministradas duas palestras e uma oficina. O professor Cleverson Renan da Cunha, da Agência de Inovação da UFPR, falou sobre “Captação de recursos e Parcerias em projetos”. Na sequência, o professor Tadeu Pissinati Sant’Anna abordou a questão dos núcleos de inovação nos institutos federais e trouxe relatos sobre a a experiência do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) nesta área. Na parte da tarde, a discussão gira em torno do Design, com a oficina “Técnicas de Design Thinking”, conduzida por Willian Grillo, do Cesar – Instituto de Inovação.

O segundo dia do evento é todo dedicado à discussão sobre patentes. Douglas Alves dos Santos (Inpi) ministra a oficina “Erros e acertos na redação de patentes”.