Capes publica novos editais do Programa Residência Pedagógica e do Pibid – Instituto Federal do Paraná

Rede Federal

Capes publica novos editais do Programa Residência Pedagógica e do Pibid

No dia 06 de janeiro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou os novos editais do Programa Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Cada programa oferecerá 30.096 bolsas para estudantes de licenciatura de até 250 instituições de ensino superior (IES), com duração de até 18 meses, sendo um mínimo de 60% delas voltadas para as áreas consideradas prioritárias: Alfabetização, Biologia, Ciências, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

O prazo para solicitar acesso ao Sicapes encerra no dia 16 de janeiro, o cadastro dos projetos institucionais de cada IES no Sicapes termina em 2 de março, o resultado final da seleção será divulgado até 10 de abril e o início das atividades será em 14 de abril.

Programa Residência Pedagógica

O edital do Programa de Residência Pedagógica visa selecionar Instituições de Ensino Superior (IES) para implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

O edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência visa selecionar Instituições de Ensino Superior (IES) para desenvolvimento de projetos institucionais de iniciação à docência nos cursos de licenciatura, em regime de colaboração com as redes de ensino, no âmbito do Pibid.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo editalrp@capes.gov.br (no caso da Residência Pedagógica) e pelo pibid@capes.gov.br (no caso do Pibid).