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Os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, inclusive o IFPR, comemoram, em 29 dezembro, o aniversário de 15 anos da promulgação da Lei nº 11.892. Além de criar os institutos, a lei também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 -Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.
Para celebrar a data, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC promoveu um concurso para a escolha de um selo comemorativo, que já pode ser utilizado por toda a comunidade do IFPR.
Você pode fazer download dos arquivos a partir da página “campanhas” (menu institucional> sala de imprensa>campanhas> 15-anos-dos-institutos-federais).
Na página, você encontrará os seguintes arquivos:
A criação dos institutos federais é um marco na ampliação, interiorização e diversificação da educação profissional e tecnológica no país.
Em 2023, a Rede Federal é composta por 38 institutos federais, entre eles o IFPR; dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.
Considerando os respectivos campi associados a estas instituições, tem-se, ao todo, 680 unidades distribuídas entre as 27 unidades federadas do país. De acordo com dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), a Rede possui, em 2023, mais de 97 mil servidores e 1,5 milhão de estudantes.
No IFPR, único instituto federal no Paraná, somos 26 campi e quatro centros de referência, nos quais estudam cerca de 30 mil estudantes e trabalham mais de 2670 servidores, somando técnicos e docentes.
A atuação em rede, a estrutura multicampi e a definição de territórios de abrangência com ênfase na interiorização da Educação pública, gratuita e de qualidade, são características marcantes dos institutos federais, instituições compromissadas com a intervenção regional por meio da identificação de problemas e proposição de soluções técnicas e tecnológicas com vistas ao desenvolvimento sustentável com inclusão social (PACHECO, 2011).
REFERÊNCIA
PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. In: PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Editora Moderna, 2011. Pág. 13-46.
Com informações do Instituto Federal de Brasília (IFB) e do Ministério da Educação (MEC).