Publicado em
Em 26 de outubro, a Conapne concluiu com êxito a trilha de formação intitulada “TEA: Conhecer para incluir”, uma colaboração entre várias unidades do IFPR, incluindo os campi de Campo Largo, Colombo, Foz do Iguaçu, Paranavaí e Pinhais.
Essa formação consistiu em cinco encontros ao vivo, cujas gravações estão disponíveis no canal Conexão IFPR, na Playlist Conapne:
17 de agosto: “Uma breve história da compreensão do autismo” com o professor Tiago Dopke.
31 de agosto: “Conhecendo o autismo” com a professora Renata Panarari.
14 de setembro: “Transtorno do Processamento Sensorial e os comportamentos do autista” com a professora Renata Panarari.
28 de setembro: “Estratégias pedagógicas para inclusão dos estudantes com autismo no Ensino Médio e Superior” com o professor Matheus Amparo e Valdirene Armenara.
26 de outubro: “Autismo: Legislação e Perspectivas” com a professora Loretta Derbli.
Até o momento, esses vídeos acumularam mais de 3.700 visualizações, o que evidencia um notável interesse não apenas da comunidade do IFPR, mas também de participantes de todo o Brasil.
Essa audiência diversificada inclui docentes, responsáveis de estudantes, técnicos administrativos, estudantes e muitos outros interessados.
A coordenadora da Conapne, Andreza Seixas, enfatiza a importância da formação contínua para os servidores e a necessidade de conhecimento, conscientização e sensibilização para promover a inclusão de estudantes com autismo.
O título “CONHECER para INCLUIR” por si só reflete a ideia de que o conhecimento desempenha um papel fundamental na promoção de mudanças nas áreas de arquitetura, políticas e, mais importante, atitudes, com o propósito realmente incluir.
O objetivo dessas formações é atender às demandas específicas da comunidade do IFPR, ouvindo as coordenadoras, coordenadores das Cnapnes e servidores em geral.
Para aprimorar futuras trilhas formativas, a Conapne valoriza a participação dos envolvidos e solicitando que avaliem a formação “TEA: Conhecer para incluir” por meio do formulário disponível no endereço eletrônico: https://forms.gle/f5Qp3TrgqA5zhPWy5