IFPR celebra Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência com ações de mobilização e conscientização – Instituto Federal do Paraná

Formação Conapne

A imagem contém o texto 21 de setembro, dia nacional de luta da pessoa com deficiência: nada sobre nós sem nós. Na imagem há um desenho, que representa pessoas com deficiências diferentes: uma melhor preta cega, um menino preto com aparelho auditivo; uma moça cadeirante; um senhor branco sem o braço esquerdo e um menino com uma prótese na perna esquerda. Todos eles estão felizes e sorrindo
Confira a programação no seu campus e participe das atividades em alusão ao 21 de setembro.

Neste 21 de setembro, o IFPR celebra o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência com ações de conscientização e mobilização em todos os campi.

As atividades evidenciam o protagonismo dos estudantes com deficiência, além de informar e sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade de promoção de uma educação libertadora que desenvolva o senso crítico e a autonomia.

Com o lema “Nada sobre nós sem nós”, os eventos e ações remetem ao pleito das pessoas com deficiência de participarem das decisões e processos que lhes dizem respeito.

A iniciativa dos eventos é das Coordenadorias dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Conapne, na Reitoria, e Cnapne, nos campi).

Nas mídias sociais

Para fazer ecoar as vozes que lutam por inclusão, equidade e contra os discursos capacitistas, preparamos alguns depoimentos de servidores e estudantes do IFPR com deficiência. Confira, curta e compartilhe esses conteúdos a partir de nossas páginas no Instagram e no Facebook.