Comissão do “Câmpus Padrão” apresenta projeto na Reitoria – Instituto Federal do Paraná

Campus Reitoria

Comissão do “Câmpus Padrão” apresenta projeto na Reitoria

O projeto padrão para os câmpus do Instituto Federal foi pauta de reunião entre o reitor Irineu Colombo e a equipe técnica da Pró-Reitoria de Administração (Proad). A equipe, composta por arquitetos e engenheiros do IFPR, apresentou ao reitor, na última sexta, dia 02 de março, um anteprojeto de arquitetura, no qual a comissão detalhou o dimensionamento e layout de cada ambiente presente na proposta do Bloco Didático, Administrativo e de Serviços.

Fernando Neves, vice-presidente da Comissão de Elaboração do Projeto Básico de “Câmpus Padrão” para o IFPR, informou que, nos próximos dias, será enviado aos usuários e interessados no projeto um caderno contendo os detalhamentos de layout para analise e considerações. Caberá a Comissão a avaliação das sugestões. A conclusão do projeto está prevista para  junho deste ano.

O projeto padrão visa atender as necessidades de infraestrutura dos câmpus já existentes e daqueles que serão implantados no Paraná. Também considerou um estudo pós-ocupação e demandas de outros institutos federais, para que, após concluído, o projeto possa ser de domínio público, podendo ser usado como modelo por outros IFs. Fernando Neves também explica que um dos requisitos do projeto é ser concebido em módulos padrões que facilitem a implantação das edificações em terrenos diversos, além de ser executado em estrutura de concreto pré-fabricada visando melhor qualidade e menor prazo de execução da obra. A equipe responsável pelo projeto básico para câmpus padrão foi instituída por Portaria em dezembro de 2011 (nº 788, de 14/12/2011) e é composta por profissionais do IFPR e de outros institutos federais como IFRN, IFS e IFSP.