Câmpus Palmas dá suporte ao Campeonato Brasileiro de Basketball Feminino Sub-17 – Instituto Federal do Paraná

Campus Palmas

Câmpus Palmas dá suporte ao Campeonato Brasileiro de Basketball Feminino Sub-17

O curso de Educação Física do IFPR – Câmpus Palmas participa da organização do Campeonato Brasileiro de Basketball Feminino Sub-17, realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Federação Paranaense de Basketball (FPRB) e Prefeitura de Palmas. O evento teve início no domingo (8) e se estende até sábado (14). O curso já havia participado da organização do Campeonato Brasileiro de Basketball Feminino Sub-15, realizado em dezembro do ano passado, também em Palmas.

Os alunos do curso, com supervisão de seis professores, estão auxiliando nas diversas comissões que compõem a estrutura da competição. Ao mesmo tempo em que auxiliam o evento, os acadêmicos têm a oportunidade de estar em contato direto com atletas e dirigentes de equipes de rendimento. A experiência consiste em vivenciar a organização de uma competição de alto nível, bem como os procedimentos adotados, treinamentos, entre outras situações do cotidiano das equipes.

As dez delegações (Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) estão alojadas nas dependências do câmpus, onde também foi montado um refeitório.

“Esse tipo de ação vem sendo primordial para que o curso de Educação Física se consolide como uma referência em nível regional e estadual, e desponte também na esfera nacional”, afirma o professor do IFPR, Cezar Ribeiro.

Palestra
Nesta quarta-feira (11) haverá uma palestra gratuita aos alunos de Educação Física, ministrada pelo técnico da Seleção Brasileira de Basketball Feminino Sub-15 e Assistente Técnico da Seleção Feminina Adulta, Cristiano Cedra. A abordagem será sobre a realidade e evolução do basquetebol, perfil do técnico desportivo e liderança.

“O curso de Educação Física, aos poucos, vai conquistando um grande espaço e demonstrando que possui potencial para se tornar uma referência no quesito qualidade. A intenção é crescer, fortalecendo os laços com a comunidade de maneira geral, mas principalmente da região onde se insere, utilizando o esporte como uma ferramenta para auxiliar nos processos de transformação e crescimento social”, finaliza Ribeiro.

Abertura
A equipe de Ginástica Rítmica Sadia/Toledo/Sesi abriu o evento no domingo (8), no Ginásio Municipal de Esportes. A pentacampeã brasileira, campeã sul-americana, medalhista dos Jogos Pan-Americanos de 2011 e integrante da equipe, Angélica Kvieczynski, foi homenageada.  Estiveram em Palmas, durante a abertura do evento, o prefeito Hilário Andraschko; o presidente da CBB, Carlos Boaventura Correa Nunes; o presidente da FPRB, Amarildo Rosa; e o técnico da Seleção Brasileira de Basketball Feminino Sub-15 e Assistente Técnico da Seleção Feminina Adulta, Cristiano Cedra.

Os resultados dos jogos podem ser conferidos diretamente no site da CBB.

Confira mais fotos do campeonato na página do IFPR no Facebook.