Programa de Bolsas de Extensão recebe inscrições até o dia 27 – Instituto Federal do Paraná

bolsas de extensão

Programa de Bolsas de Extensão recebe inscrições até o dia 27

Professores interessados em desenvolver projetos de Extensão em 2014 com subsídios do Programa de Bolsas de Extensão do IFPR têm até o dia 27 de fevereiro para realizar a inscrição. Serão contemplados 50 projetos com bolsas de R$ 2000, que serão depositadas em parcela única na conta do coordenador para fins de subsídio dos projetos. Também serão distribuídas entre os projetos selecionados outras 100 bolsas mensais de R$ 350, destinadas ao pagamento dos estudantes ligados aos projetos. As inscrições devem ser feitas pela internet, por meio do envio da ficha de inscrição disponível no endereço https://ifpr.edu.br/menu-institucional/pro-reitorias/proeppi/ para o endereço de e-mail diext.proepi@ifpr.edu.br.

O Programa de Bolsas de Extensão aceita projetos em 30 áreas temáticas, que podem ser conferidas no Anexo I do Edital 01/2014. O documento, que rege o processo de seleção, determina que as propostas de projeto devem estar aliadas a pelo menos um dos princípios do programa: desenvolvimento dos arranjos produtivos e culturais locais; interlocução com sujeitos da sociedade e seus movimentos sociais; extensão de forma indissociável ao Ensino e a Pesquisa; resgate e valorização dos saberes e conhecimentos tradicionais; economia solidária; formação integral; educação em Direitos Humanos e inclusão produtiva.

Inscrições e seleção

No ato da inscrição, os interessados deverão indicar uma equipe composta por no mínimo três membros, sendo eles um coordenador, um vice-coordenador e 1 estudante bolsista. No caso dos alunos que concluem seus cursos no final do primeiro semestre, a proposta deverá indicar também o seu substituto. Os critérios de escolha esctão descritos no Item 4.8 do Edital 01/2014.

A ficha de inscrição deve indicar, ainda, o número total de bolsistas necessários para a execução do projeto. Os bolsistas que não forem indicados no ato na inscrição deverão ser selecionados após a divulgação do resultado do edital, no período compreendido entre os dias 20 e 31 de março. O processo de seleção desses estudantes ficará a cargo do coordenador do projeto deverá ter ampla divulgação, sendo publicados no site do câmpus e, ainda, afixados em murais nos locais de circulação estudantil.

As bolsas destinadas aos estudantes terão vigência de abril a dezembro e exigem, como contrapartida, a dedicação de doze horas semanais ao projeto, comprovadas através de folha de frequência e de relatórios de acompanhamento.

Cronograma do processo de seleção

Inscrição dos projetos 29/01/2014 – 27/02/2014
Resultado da Avaliação Até 20/03/2014
Seleção dos alunos bolsistas 20/03/2014 – até 31/03/2014
Envio da documentação a DIEXT Até 01/04/2014
Início das atividades 01/04/14
Relatório Final 15/12/2014

Outras informações

Outras informações podem ser encontradas na página de editais vigentes da Proepi.