Reitor do IFPR participa de reuniões na SETEC – Instituto Federal do Paraná

setec

Reitor do IFPR participa de reuniões na SETEC

O reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, esteve reunido com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Aléssio Trindade de Barros, na última segunda (24) e terça-feira (25), em Brasília.

Colombo parabenizou o secretário pela indicação ao cargo, lembrando a todos os presentes que Aléssio é um destacado colaborador do projeto de expansão da educação profissional e tecnológica. Aléssio reafirmou a importância do IFPR no cenário educacional do país, assim como observou o estreitamento cada vez maior entre as duas instituições, para cumprimento de metas e compromissos em comum, e firmou o compromisso de brevemente visitar as instalações do IFPR, para conhecer a equipe de gestão e observar o andamento das atividades finalísticas.

Em outro momento, as equipes do IFPR e da SETEC estiveram reunidas com o objetivo de debater o Planejamento Estratégico do IFPR para o ano de 2014, com ênfase nas ações referentes à fase III da expansão da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), da qual o IFPR faz parte.

Foram analisadas as reestruturações, obras e investimentos já realizados na Reitoria, nos 13 Câmpus instalados, 7 Câmpus em implantação e 7 Câmpus Avançados (ou Unidades de Educação Profissional – UEPs) do IFPR. Destacou-se o fato do IFPR possuir um planejamento sistemático das ampliações, reformas e construções, além de um Plano Diretor para cada unidade, o Projeto Padrão para edificações e Organograma, que auxiliam a gestão de recursos e ações.

Colombo destacou a realização do concurso público em dezembro de 2013, que contribuirá para o aumento do quadro de pessoal efetivo, reforçando a atual equipe de servidores na manutenção e no bom andamento das atividades finalísticas já desenvolvidas pelas diversas unidades administrativas e pedagógicas do instituto. A coordenação-geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede informou que haverá liberação de vagas para docentes temporários para o instituto, condicionada a motivação das necessidades específicas. Também foi informado que as regras atuais para Concurso Público serão revistas ainda neste início de ano, pois a questão está em fase de discussão nas instâncias competentes em Brasília.

Outra questão abordada pelos presentes foi relativa à fase atual de execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) pelo IFPR. Foi lembrado que, recentemente, no programa de rádio ‘Café com a Presidenta’, Dilma Rousseff afirmou que “o Brasil precisa de jovens com boa formação técnica” e que, até o final de 2014, esta política será fortalecida nas 208 escolas técnicas federais implantadas ou em implantação. A meta de 8 milhões de matrículas, tanto na rede pública quanto na privada, será buscada já que até o presente foram mais de 5,7 milhões de registros em cursos técnicos de nível médio ou em cursos de qualificação profissional. O repasse de recursos para as instituições, em 2014, inicialmente, será de 30% do total. Novos repasses serão feitos na medida em que os valores anteriores forem completamente executados, sendo que a capacidade de oferta de novas matrículas e execução será o parâmetro para determiná-los.

Sobre a Diretoria de Educação a Distância, tratou-se das boas perspectivas das atividades para os cursos que estão em fase de conclusão (Técnico em Administração; Técnico em Logística; Técnico em Meio Ambiente; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos; Técnico em Eventos, Técnico em Serviços Públicos, Especializações lato sensu) e os cursos ligados ao Programa Profuncionário. Foram informadas, também, as medidas adotadas para as atividades dos cursos em fase inicial: Técnico em Transação Imobiliária; Técnico em Hospedagem e Técnico em Agente Comunitário de Saúde.

Acompanharam o reitor do IFPR o chefe de gabinete do Gabinete do Reitor, professor Joelson Juk; o pró-reitor de Administração, Gilmar Ferreira; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Valdinei Costa. Participaram, também, das reuniões o Assessor Especial de Controle Interno do Ministro da Educação, Francisco Eduardo de Holanda Bessa; o Consultor Jurídico, Ivan Santos Nunes e, os Coordenadores Nilton Nélio Cometti; Nilva Celestina do Carmo; Nilva Schroeder e Cleanto César Gonçalves.