Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2017 – Instituto Federal do Paraná

Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2017

Estão abertas as inscrições para um dos maiores eventos de robótica do país, a Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2017. A OBR é totalmente gratuita e podem participar alunos matriculados em escolas de ensino fundamental, médio e técnico.

As inscrições podem ser feitas até 20 de maio pelo site www.obr.org.br, onde também está disponível o cronograma e o manual de inscrições, que esclarece todos os procedimentos. Mais informações também no Facebook, em www.facebook.com/OBRobotica.

Competição

Na modalidade teórica, os alunos não precisam ter conhecimento específico de robótica e, na primeira fase, as provas são realizadas diretamente na escola de cada estudante inscrito.
As provas são elaboradas por uma comissão de professores e todas as questões demandam conteúdos do ensino fundamental e médio para resolver problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica.

Em 2016, a modalidade teórica teve mais de 110 mil participantes, atingindo mais de 50% dos municípios do Brasil. Cada escola que tiver estudantes inscritos, em 2017, receberá medalha de participação, além das medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com o desempenho de seus alunos em nível nacional.

Já a modalidade prática consiste em um desafio: considerando a simulação de um desastre natural, as equipes de até quatro alunos recebem a missão de construir um robô completamente autônomo, ou seja, sem controle remoto, capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las.

Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) do IFPR e professor do Campus Curitiba, Márlon de Oliveira Vaz, “as inscrições feitas para a OBR Nacional também serão utilizadas para a etapa estadual, ou seja, se a inscrição não for efetuada neste período o aluno não poderá competir na etapa estadual e consequentemente na nacional”, ressalta. Os inscritos na modalidade prática deverão participar de eventos regionais e, conforme sua classificação, das etapas estaduais e da final nacional, que ocorrerá em Curitiba (PR), em novembro de 2017.

A OBR tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de diversas instituições em todo Brasil.

Robótica no IFPR

Com o objetivo de preparar os estudantes para competições regionais, nacionais e internacionais da área, o Instituto Federal do Paraná realiza anualmente a Olimpíada de Robótica do IFPR, que constitui-se em um espaço de apresentação, exposição e competição de protótipos robóticos desenvolvidos pelos discentes. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, por meio de sua Diretoria de Inovação (DIN).

Mais Informações

Para saber como participar da Olimpíada Brasileira de Robótica, acesse a página da OBR 2017. Para informações sobre a Olimpíada IFPR de Robótica, acesse a página de editais da Proepi.