Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência tem destaque no Campus Arapongas – Campus Avançado Arapongas

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência tem destaque no Campus Arapongas

Nesta quinta (21), o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Avançado Arapongas promoveu o evento sobre o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

A mesa redonda “Nada sobre nós, sem nós”, mediada pela professora e Coordenadora do Napne de Arapongas, Márcia Valéria Paixão, contou com a participação de Roseli Martauro Marinho, Presidenta da Associação das Pessoas com Deficiência de Arapongas; Luma Carolina Câmara Gradim, Terapeuta Ocupacional; Rafael Guillardi Armelin, psicólogo, professor da UEL e Coordenador do Curso de Psicologia da UNOPAR Anhanguera de Arapongas; Vinícius Dea Silva, Intéprete de Libras e pai de autista; e, Roberta Almeida Barros, Diretora da Escola Municipal Padre Germano Mayer.

Estiveram presentes servidores e estudantes do IFPR Campus Avançado Arapongas e sociedade civil araponguense. Destaque para a presença do Deputado Estadual Pedro Bazana, que já atuou como Diretor da APAE de Arapongas, e do Secretário Municipal de Saúde Moacir Paludetto.

Os convidados compartilharam seus conhecimentos e experiências acerca das dificuldades e possibilidades de inclusão educacional e social de pessoas com deficiência ou outras necessidades específicas.

O evento foi um sucesso, pois além de oportunizar reflexões acerca da diversidade das pessoas que compõem a nossa sociedade, e fomentar o debate sobre seus direitos, muitos já garantidos em lei, também possibilitou o fortalecimento de uma rede de apoiadores às lutas diárias para a efetivação dos direitos de pessoas com deficiência no município de Arapongas.