Estudantes do Cursinho Pré-Vestibular participam de Oficina de Orientação Profissional – Campus Avançado Arapongas

EVENTOS

Os estudantes do curso FIC em Gestão de Competências e Habilidades para Exames de Larga Escala (Cursinho Pré-Vestibular), que é ofertado pelo IFPR Arapongas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Arapongas e Prefeitura Municipal de Arapongas, participaram do 1º encontro da Oficina de Orientação Profissional nesta quarta (18).

A oficina foi mediada pelo Psicólogo e professor Me. Rafael Guillardi Armelin, e acadêmicos do 8º período do curso de Psicologia da Universidade Pitágoras Unopar Anhaguera de Arapongas. Na próxima quarta (25) será realizado o segundo encontro.

De acordo com o professor Dr. Eduardo L. Monteiro, coordenador do Cursinho pela Secretaria Municipal de Educação, a atividade foi muito enriquecedora e certamente irá fazer diferença positiva nesta fase da vida dos jovens araponguenses, que estão decidindo quais cursos e profissões irão seguir. “Os estudantes participaram entusiasmados deste primeiro encontro e aguardam ansiosamente pelo segundo encontro que acontecerá na próxima quarta (25)”, afirma Eduardo.

Rafael, que também é coordenador do curso de Psicologia da Unopar, esclarece que “a Orientação Profissional é de extrema importância para qualquer pessoa, independente de idade ou nível de escolaridade, mas que a realização deste processo nesta fase da vida, na qual estão os estudantes do Cursinho Pré-Vestibular de Arapongas é, com certeza, um diferencial para o planejamento de suas vidas e carreiras profissionais”. O professor aproveitou para parabenizar o IFPR Arapongas e a Prefeitura Municipal de Arapongas por oportunizarem esta atividade aos estudantes do cursinho, bem como aos estudantes do curso de Psicologia, enriquecendo sua formação profissional.

A Orientação Profissional tem como objetivo auxiliar a pessoa a tomar decisões com relação à sua carreira, com base no autoconhecimento aprofundado e em informações consistentes a respeito de diferentes ocupações e caminhos profissionais. Portanto, é importante buscar Orientação Profissional porque os aspectos trabalhados em um processo permitem a ampliação da consciência sobre si mesmo e possibilitam a tomada de decisão com maior clareza e segurança (Associação Brasileira de Orientação Profissional).