Formatura do curso FIC em Português como Língua de Acolhimento – Campus Avançado Arapongas

Formatura do curso FIC em Português como Língua de Acolhimento

Nesta quinta (30), 30 estudantes foram devidamente certificados durante a cerimônia de encerramento do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Português como Língua de Acolhimento (PLAc) ofertado pelo Campus Avançado Arapongas durante o ano de 2023.

A cerimônia aconteceu no Auditório do Senac, onde estiveram presentes o Diretor do Campus Arapongas, Thiago Nascimento; a Chefe da Seção de Ensino, Keila Raimundo; a Coordenadora do curso, Patrícia da Silveira e a Assistente Social da Cáritas Diocesana de Apucarana, Érika Leonel.

Com muita emoção, a estudante representante da turma, Give Lor Clerilus agradeceu ao IFPR Campus Arapongas pela oportunidade e acolhimento recebido ao longo do curso. Em sua fala, enfatizou o quão são gratos pela oportunidade de formação e do carinho e respeito recíprocos construídos entre professores e estudantes.

De acordo com o professor Thiago Nascimento, é com imensa alegria que o IFPR realiza essa cerimônia de certificação. “Uma data que marcará a história do Campus Arapongas, pois a conclusão exitosa do curso PLAc representa mais uma etapa de renovação e oportunidades nas vidas dos estudantes, pessoas que migraram para o Brasil em razão de fatores conflituosos em seus países, seja Haiti ou Venezuela, e que agora possam se sentir ainda mais acolhidos pelo Brasil, com uma melhor compreensão da Língua Portuguesa, certificados por uma instituição federal de educação”, afirma Thiago.

Na noite da terça (28), os estudantes e servidores participaram de uma confraternização de encerramento do curso.