Curso FIC Cuidador de idoso realiza “Festa Junina: Descubra as Origens e Encante-se com as Tradições!” – Campus Avançado Astorga

FIC Cuidador de Idoso

No dia 19 de junho de 2023, realizamos uma aula de integração com os alunos do curso FIC Cuidador de Idoso, que acontece às segundas e quartas-feiras, das 19:00 às 22:30. O tema escolhido para essa ocasião foi “Junino”, e contamos com o texto do renomado Prof. Dr. Ronald Ferreira da Costa, autor do intitulado “Festa de São João e Suas Origens”. No texto, o professor compartilhou seus conhecimentos destacando que na tradição mitológica da Antiguidade, inclusive além da tradição romana, podemos encontrar diversos deuses associados à fertilidade e à vida após a morte.

Nas culturas antigas, o culto às divindades frequentemente se ligava à representação de eventos naturais, especialmente nos momentos em que esses eventos se tornavam mais evidentes, como nos solstícios. Os alunos ficaram encantados com o texto, especialmente quando é apresentado as principais tradições juninas. Por exemplo, as fogueiras eram consideradas como um canal de comunicação com as divindades, simbolizando a própria materialização dessas divindades. No Brasil, essa época marca o início do inverno e coincide com a realização dos rituais mais importantes para os povos que habitavam esta terra, relacionados ao preparo dos novos plantios e às colheitas.

Outra tradição mencionada foi a do casamento, que retrata de forma bem-humorada uma realidade do início do século, quando as zonas rurais predominavam no Brasil e o sexo antes do casamento não era permitido, conforme as leis da Igreja e da família. Os noivos eram frequentemente obrigados a casar, muitas vezes sob a ameaça policial, como nos conta Vitalli (2008).

Já a quadrilha, uma dança muito popular entre a aristocracia do século XIX, chegou ao Brasil nessa época, deixando uma influência francesa que persiste até hoje. Nas quadrilhas juninas, os pares dançam seguindo palavras francesas adaptadas para o português, como “changê” (changer – trocar), “anavam” (en avant – em frente), “anarriê” (em arrière – para trás), “tur” (tour – fazer uma volta), “balancê” (balancer – balançar o corpo) (RIBEIRO, 2002, p.28).

Na mesa brasileira, o banquete eles participavam dessas festas sem conhecer o verdadeiro significado por trás delas. Com muito entusiasmo, os alunos decidiram criar uma festa junina no IFPR – Campus Astorga, convidando os idosos de suas famílias para virem ao Instituto e compartilharem todas essas informações adquiridas, promovendo a socialização e criando um momento de intergeracionalidade entre os estudantes e os idosos. Aproveitando essa oportunidade, eles também criaram desenhos que retratam momentos marcantes das festas juninas, os quais serão expostos durante a festa que está sendo organizada por esses alunos.

A professora e coordenadora do curso FIC Cuidador de Idoso, Jéssica Nayara Ferrarezi Sartori, agradece aos professores Jackeline Tiemy Guinoza e Ronald Ferreira da Costa por sua participação e colaboração para tornar esse momento possível.

Texto: Jéssica Nayara Ferrarezi Sartori

Referências:
COSTA, Cleonides Aquino, Festa Junina: Síntese De Uma Mistura Cultural. TCC. UNB, UAB, 2012.
COSTA, Ronald. O Cantar de Roldão (ed. Bilíngue). Cotia, SP: Ateliê Editorial (prelo).
FILIPPO, Luciano Gomes. Baú de Receitas: história, sociologia e antropologia da alimentação na obra de Pedro Nava. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2022
RIBEIRO, Heloisa, Rotas da fé: Festas Juninas. Caderno Virtual de Turismo, vol. 2, núm. 3, 2002, pp. 24-35. Universidade Federal do Rio de Janeiro _ Rio de Janeiro, Brasil.