Estudantes do TINFEM Astorga fazem visita técnica à Matera e a Coca-Cola – Campus Avançado Astorga

visita técnica

Estudantes do TINFEM Astorga fazem visita técnica à Matera e a Coca-Cola

No dia 08 de agosto de 2019, estudantes do curso Técnico em informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Avançado Astorga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), juntamente com os professores Emerson Rabelo, Leandro Magno Correa da Silva e Dr. João Paulo Trevizan Bau, participaram de uma visita técnica em uma das unidades da empresa Matera System e da Coca-Cola (FEMSA).

Os estudantes iniciaram a visita pela Matera System, Fornecedora de soluções de TI para o mercado financeiro, eleita uma das melhores empresas para se trabalhar desde 2008 pelo Great Place to Work. Lá foram recepcionados pela equipe da empresa.

O gerente Luiz Junior iniciou a fala e contou a história da empresa. Em seguida, foi realizada uma palestra com agilista João Grabosque abordando a metodologia Ágil com sorteio de alguns brindes. Após o coffeebreak oferecida pela Matera os estudantes foram convidados a visitar os ambientes de programação.

O coordenador da Matera, Ms. Ricardo Santim, deu todo apoio aos professores responsáveis pela visita técnica e relatou que defende a aproximação entre as instituições de ensino e as empresas. Assim, os organizadores da visita técnica agradecem imensamente a toda equipe Matera, em especial ao Coordenador Ricardo Santim e ao arquiteto de software Munif Gebara.

De acordo com o professor Emerson Rabelo, o objetivo da visita em uma empresa de desenvolvimento de software é a aproximação dos estudantes ao ambiente profissional, com interesse de apresentar as oportunidades na área de tecnologia da informação além de reforçar os debates e práticas realizadas em sala de aula.

Na visita à fábrica Coca-Cola (FEMSA), os estudantes foram recepcionados pela profissional Lara Medeiros Santos, onde tomaram conhecimento dos mais variados processos que compõe a atividade da empresa em Maringá, incluindo química, engenharia de produção, robótica, administração, empreendedorismo, dentre outros.

Os alunos contemplaram as trajetórias históricas da Coca-Cola Company e da multinacional FEMSA, conheceram a linha de produção, desde de a montagem da garrafa até o envase do refrigerante, bem como também saborearam seus produtos ao final da visita

Em relação a visita na Coca-Cola, o professor João Paulo reitera a necessidade da aproximação dos conceitos trabalhados em sala de aula com a prática, mediante visitas técnicas, uma vez que demonstram aos estudantes que os conceitos e os processos físico químicos são utilizados pela indústria em nossa sociedade.

O professor Leandro enfatiza que é muito importante propiciar aos alunos a real noção da complexidade dos desafios e da dimensão das oportunidades que o mercado de trabalho lhes oferece, muito além dos exercícios didáticos e experimentos acadêmicos.

Por fim, as estudantes do curso TINFEM, Gabrielle Aparecida Affonso e Natasha Barbosa de Araujo, relataram que conseguiram visualizar bem a relação do que aprendem com a realidade do profissional da tecnologia da informação.