Publicado em
O projeto Joinbike, desenvolvido há mais de dois anos por um grupo de quatro estudantes do Campus Colombo, é o único finalista da América do Sul na competição global The Earth Prize, que premia projetos sustentáveis desenvolvidos por jovens estudantes. Ao todo, 37 iniciativas de todo o mundo foram selecionadas.
Na manhã desta sexta (24), três integrantes do grupo, acompanhados do orientador, professor Eduardo Liquio Takao, esteve na Reitoria do IFPR, para apresentar o projeto ao reitor Odacir Antonio Zanatta e outros gestores.
O Joinbike é um aplicativo que busca promover a segurança na prática do ciclismo, ao conectar interessados para que possam realizar pedaladas em conjunto, diminuindo os riscos de atropelamentos e assaltos.
O aplicativo começou a ser desenvolvido em 2020, no componente curricular Informática Aplicada à Gestão, ministrado pelo professor Eduardo Liquio Takao aos estudantes do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. A proposta era que os estudantes desenvolvessem um projeto aliando o uso da tecnologia à gestão.
Partindo do gosto pessoal de um dos participantes, apaixonado pelo ciclismo, o grupo deu início ao desenvolvimento do aplicativo. Em 2021, o projeto foi selecionado em edital interno para o recebimento de bolsas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pradi).
Hoje, o Joinbike encontra-se em fase final de desenvolvimento, e os integrantes do grupo, três deles egressos do IFPR e já universitários, esperam lançá-lo em breve.
Nascido Facebike, o projeto Joinbike já foi destaque na imprensa estadual no ano passado [veja abaixo], e também foi o primeiro colocado na II Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, realizada em dezembro, em Brasília, ocasião em que concorreu com trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação.
O aplicativo Joinbike é desenvolvido por um grupo de quatro estudantes, com orientação do professor Eduardo Liquio Takao, do Campus Colombo. São eles: