Campi do IFPR iniciam 2016 com novos Blocos Administrativos – Instituto Federal do Paraná

Campi do IFPR iniciam 2016 com novos Blocos Administrativos

Em 2016, 16 unidades do IFPR iniciarão o ano letivo em novas instalações ou então com estrutura ampliada. Isso porque, em 2015, a Pró-Reitoria de Administração do Instituto finalizou 16 das 18 obras previstas, executadas de forma simultânea em todo o estado. As obras correspondem às etapas de fechamento, instalação, acabamento e paisagismo do Bloco Administrativo, parte da estrutura padrão dos campi do IFPR.

Campo Largo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba e Umuarama são os campi aptos a ocupar o novo prédio, situado junto à estrutura já existente na unidade. Para Capanema, Goioerê, Quedas do Iguaçu e União da Vitória, o recebimento dos imóveis tem um sentido ainda mais importante: ele permite que estas unidades saiam de instalações provisórias, em geral cedidas pelas prefeituras municipais, para as primeiras dependências próprias. A entrega definitiva das novas áreas em Jacarezinho e Telêmaco Borba, últimas a serem efetuadas, ocorreu no dia 18 de dezembro.

Além das 16 obras entregues, outras duas estão próximas de ser concluídas. Em Astorga, a previsão é de que isso ocorra no mês de fevereiro. Em Paranaguá, a previsão é de que a segunda fase do Bloco Administrativo seja concluída em junho.

A execução das 18 obras soma um investimento de R$ 43.591.559,52. Se levada em consideração a primeira etapa da construção dos prédios, o valor total sobe para R$ 82.197.247,57. “Em 2015, o IFPR foi o maior canteiro de obras da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Destaca-se a atuação da equipe de engenharia, que trabalhou intensamente para acompanhar a execução das obras nesses 18 municípios”, afirma o Pró-Reitor de Administração do IFPR, Rubens Felipe Ribeiro.

Estrutura

Os blocos, de aproximadamente 3,2 mil m² cada, são compostos por dois andares e atendem principalmente às necessidades administrativas dos campi. Entretanto, há espaços que podem ser destinados a salas de aula. Para o térreo, estão previstos biblioteca de 486m², área de exposições, sala de aula multiuso, pátio coberto e secretaria de assistência aos alunos. No andar superior, haverá área para setor administrativo e coordenações, sala de professores, salas auxiliares e espaço de convivência para servidores.

Ginásios de Esportes

Para 2016, a previsão é de que tenha início a construção de oito ginásios de esportes, nas unidades de Campo Largo, Cascavel, Jacarezinho, Irati, Ivaiporã, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama. Outras demandas individuais também serão atendidas. “Pretendemos dar início à reforma da estrutura do Campus Paranavaí, à conclusão do segundo Bloco Didático do Campus Assis Chateaubriand e ao cercamento do Campus Campo Largo, do terreno que sediará o Campus Londrina e também do terreno que recebemos da Secretaria do Patrimônio da União para construção da Reitoria, no bairro Parolin, em Curitiba”, explica Rubens.

Saiba mais

Cerimônia de inauguração do Campus Avançado Goioerê reforça a expansão da educação profissional no estado

IFPR lança Edital de Concorrência para execução da fase final de 18 blocos administrativos/didáticos]]>