Campo Largo realiza solenidade de inauguração – Instituto Federal do Paraná

Campo Largo realiza solenidade de inauguração

O reitor Irineu Colombo e o professor João Claudio Madureira, diretor geral do câmpus Campo Largo, conduziram na sexta-feira, dia 14 de dezembro, a solenidade de inauguração oficial da unidade do IFPR no município. No evento, junto aos deputados Dr. Rosinha e Professor Lemos e do prefeito Edson Basso, descerraram a placa de inauguração do câmpus, entregue no último dia 05, em Brasília, em solenidade junto a presidenta Dilma Roussef.

Embora o câmpus já esteja em funcionamento, o professor Madureira destacou a importância histórica e política do evento. “A inauguração oficial desta unidade do IFPR em Campo Largo é parte de um projeto muito maior. A criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, criada em dezembro de 2008, transformou o país na área educacional, pois implicou em um compromisso do Estado Brasileiro com o futuro. Foi um avanço social e histórico que significou um grande salto de qualidade na educação nos últimos anos. Portanto, Campo Largo é apenas a concretização de um destes passos, desta política educacional que abrange 432 câmpus no país, e que significa a interiorização do ensino público federal”, afirmou. O diretor geral também agradeceu ao trabalho árduo da equipe de servidores do câmpus que fazem o “IFPR acontecer diariamente nesta unidade com empenho, profissionalismo e comprometimento”.

O deputado estadual Professor Lemos destacou o rápido crescimento e desenvolvimento do Instituto Federal no estado, especialmente em relação ao número de municípios e alunos atendidos. Já o deputado federal Dr. Rosinha lembrou o processo de aprovação da lei que criou os institutos federais, citando o cenário pregresso muito negativo, já que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso decretou a impossibilidade de abertura de escolas técnicas. Enfatizou ainda a luta para que os royalties do petróleo sejam destinados para a educação. O prefeito Edson Basso resgatou trechos da história da unidade do IFPR no município, destacando a forte mobilização popular e política que culminou no evento do dia 05 de dezembro em Brasília, que oficializou a existência do câmpus.

“A diferença das instituições educacionais para as demais é que estamos em um espaço em transformação”, enfatizou o reitor Irineu Colombo. “O câmpus começou pequeno, mas ficará gigante, pois cada vez estamos recebendo mais investimentos. Iniciamos com um enxoval básico de professores e técnicos, uma infraestrutura básica, que está sendo consolidada e um banco de professores que continua crescendo a partir das demandas da comunidade e com a articulação realizada junto ao Ministério da Educação. Articulação que também fazemos junto aos nossos parlamentares. Isto a partir de uma gestão eficiente dos recursos públicos e priorizando nossa missão de preparar cidadãos críticos e atuantes”. Colombo lembrou que Campo Largo surgiu como uma unidade vinculada ao câmpus Curitiba e hoje está transformada, com orçamento próprio, com um banco de professores autônomo a ser composto, e o evento é uma comemoração desta transformação.

Reitor destaca momento de regulação institucional

O professor Colombo comentou em seu discurso que o IFPR passa por um importante momento de regulação com a aprovação do Regimento Geral na última reunião ordinária do Conselho Superior do IFPR, revisão do organograma junto ao Colégio de Dirigentes, criação dos Conselhos de Extensão e Pesquisa (Consepe) e do Conselho de Administração e Planejamento (Consap). “Esta organização interna é essencial para que possamos fazer uma gestão eficiente e um Instituto forte”, destacou.

Os pró-reitores Silvestre Labiak, Neide Alves e Gilmar Ferreira e o professor Joelson Juk, chefe de gabinete, também prestigiaram o evento, assim como professores, estudantes e técnicos administrativos do câmpus, autoridades locais e demais convidados.

As fotos da solenidade estão disponíveis no Facebook