Estudantes do curso de Tecnologia em Agroecologia são premiadas em Congresso de Plantas Medicinais – Campus Campo Largo

EVENTO EXTERNO

Ocorreu de 28 a 30 de novembro o VII Encontro de Ciências e Tecnologia em Plantas Medicinais, organizado pelo Núcleo de Estudos em Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas (NEMAC) e Núcleo de Estudos em Produtos Naturais (NEPRON) da Universidade Federal de Lavras. O evento contou com palestras e apresentações de trabalhos da área. Na ocasião dos eventos, as estudantes do curso de Tecnologia em Agroecologia, Mariana Schroeder Batista, Pamela Diana Ladi Bester e Daiane Maneski Paiano , orientadas pela professora Emi Lorenzetti, apresentaram o trabalho “Relógio do Corpo Humano: uma perspectiva de paisagismo agroecológico”, sendo premiadas como melhor trabalho da área de cultivo.

O projeto faz parte do Programa de Apoio à Implementação de Projetos de Ensino (PAIPE) e do Programa de Bolsas de Inclusão Social (PBIS). No ano de 2022, como parte da recepção dos calouros do curso, foi implementado um horto medicinal no formato de Relógio do Corpo Humano. Esse modelo de horto se baseia na medicina chinesa e interliga as plantas medicinais com os melhores horários para sua utilização segundo o órgão do corpo humano ao qual são destinados. Além da implementação e manutenção desse horto, foram realizados encontros de estudo de materiais sobre essas plantas e oficinas de biocosméticos e de produtos alimentícios empregando plantas aromáticas e condimentares.

Outro trabalho resultante deste projeto também foi apresentado no evento, “Beleza natural: a sinergia entre agroecologia e biocosméticos”. Nesse trabalho foram apresentados os resultados das oficinas originárias dos estudos realizados no projeto. Para os próximos anos pretende-se dar continuidade aos projetos com outras perspectivas e outras aplicabilidades para essas plantas.