Publicado em
Estudantes do 2º. ano do Ensino Médio Integrado em Agroecologia apresentaram trabalhos desenvolvidos no componente curricular de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II, sobre a obra “O Alienista” de Machado de Assis.
Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de uma sequência didática, que foi orientada pelo Prof. Samuel e a TAE Paloma, fundamentada nos conceitos do Desenho Universal para Aprendizagem, em que busca uma abordagem de reformulação das práticas pedagógicas e dos currículos, visando atender o maior número de alunos, isto é, a diversidade que encontramos nas salas de aula.
Como parte da proposta, os estudantes foram divididos em 4 grupos e puderam fazer a leitura da obra em diversas plataformas tais como: livros da biblioteca ou digital, história em quadrinhos ou audiolivros. Cada grupo fez a leitura com diferentes objetivos, tais como, discutir as relações de poder na obra, conceito de loucura, o poder da ciência e questões de gênero. Após a leitura e discussão da obra, os grupos puderam escolher um meio de expressar o que aprenderam, cujos produtos foram expostos na biblioteca. A exposição contou com: desenhos sobre a representação das mulheres nos quadrinhos da obra, juntamente com um podcast, que discutiu sobre as questões de gênero; um vídeo em forma de noticiário que buscou demonstrar a questão de relações de poder; imagens com podcasts debatendo a temática da loucura e, por fim, um jogo de cartas foi criado com o objetivo de abordar a temática do poder da ciência (cientificismo).
Os estudantes, na última sexta-feira (dia 19/08), montaram a exposição e conversaram com estudantes e servidores sobre a obra “O Alienista”. Os trabalhos continuarão expostos na biblioteca e os podcasts e vídeos desenvolvidos poderão ser acessados por meio de QRCODES.