Campus Curitiba oferece 20 vagas em curso de especialização em Ciências da Natureza – Instituto Federal do Paraná

Pós-graduação

Imagem com fundo colorido. Em primeiro plano, está o texto: "Especialização em Ciências da Natureza - Ensino de Física e Astronomia" e "Processo Seletivo Complementar".
Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de fevereiro; São 20 vagas disponíveis

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado Complementar para o curso de Especialização em Ciências da Natureza – Ensino de Física e Astronomia, oferecido pelo Campus Curitiba.

A especialização é voltada aos profissionais formados em cursos de Licenciatura que desejam atuar no ensino de Ciências, nas áreas de Física e Astronomia.

Estão disponíveis 20 vagas. Nove delas são destinadas à Política de Cotas do IFPR, aprovada em 2021 pelo Conselho Superior (Consup). Uma vaga também é reservada para candidaturas de segurados do INSS, conforme acordo de Cooperação Técnica estabelecido pelo IFPR junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social. Dez vagas são destinadas à ampla concorrência.

As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico.

Além dos documentos solicitados para inscrição, o candidato deverá enviar currículo no formato Lattes com comprovação, cópia do Histórico Acadêmico de Graduação e uma Carta de Intenção (o modelo para redação da carta pode ser consultado nos anexos do Edital 7/2022).

Política de cotas do IFPR

Das 20 vagas disponíveis neste processo seletivo complementar, nove delas são destinadas aos públicos previstos na Política de Cotas do IFPR: 2 vagas para a população negra; 1 vaga para pessoas com deficiência; 1 vaga para indígenas; 2 vagas que para candidatos que serão selecionados por critérios de renda familiar; 1 vaga para pessoas trans; 1 vaga para migrantes e refugiados; 1 vaga para candidatos oriundos de povos e comunidades tradicionais.

A Política de Cotas do IFPR foi aprovada em 2021, pelo Consup. O documento estabelece as regras para a reserva de vagas nos processos seletivos para cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição, com o objetivo de colaborar com o enfrentamento aos efeitos negativos das desigualdades sociais históricas do país no que diz respeito ao acesso ao ensino superior.

Há, ainda, uma vaga destinada a segurados do INSS, correspondente ao termo de compromisso firmado pelo IFPR em 2021.

Sobre o curso

O curso de Especialização em Ciências da Natureza – Ensino de Física e Astronomia terá início em março de 2022, e duração de dezoito meses. O curso é inteiramente gratuito.

As aulas serão presenciais, nas terças e quintas, no período noturno, no Campus Curitiba. No entanto, enquanto houver suspensão de atividades presenciais em decorrência da pandemia de COVID-19, o curso poderá ser realizado em formato híbrido, de acordo com as resoluções vigentes no IFPR.

Mais informações podem ser solicitadas no e-mail esp.fisicacuritiba@gmail.com.