Câmpus Curitiba sedia o Seminário Cidadania e Participação Social – Instituto Federal do Paraná

Câmpus Curitiba sedia o Seminário Cidadania e Participação Social

No próximo sábado (15), o Câmpus Curitiba sediará o Seminário Cidadania e Participação Social: relembrando Silvia Lane. O seminário tem início às 09h, no Auditório da unidade João Negrão do Câmpus Curitiba. A atividade, que também é um evento de extensão, é organizada em parceria com o Núcleo de Curitiba da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).

Silvia Lane é a principal referência teórica em Psicologia Social no Brasil, sendo intuito deste seminário discutir suas contribuições ao debate sobre cidadania e participação social, temas estes que convergem com a missão do IFPR de promover uma educação e a formação de cidadãos críticos e autônomos. Os questionamentos “como partir de um indivíduo e chegar a um cidadão?” e “como partir de ações particulares e chegar a uma Participação Social?” dão início à conferência realizada por Silvia Lane em Curitiba, há 25 anos, cuja revisitação é a proposta deste evento.

A programação inicia às 09h, com a palestra “A atualidade do tema Cidadania e Participação Social”, da professora e psicóloga Maria Angélica de Moura Bueno. Logo após, será exibido um vídeo da Conferência “Cidadania e Participação Social”. Às 10h, a professora Denise de Camargo realiza a palestra “Contribuições de Sílvia Lane à Psicologia Social no Brasil”, seguida da participação do professor Adjuto de Eudes Fabri com a palestra “A constituição da Psicologia Social Latinoamericana”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local. Os participantes receberão certificados de participação.

Adjuto de Eudes Fabri
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1993) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), sob orientação de Silvia Lane. Atualmente é professor da Universidade Positivo e da Faculdade Internacional de Curitiba.

Denise de Camargo
Possui graduação em Formação de Psicólogos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1975), graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1974), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), sob orientação de Silvia Lane. Professora aposentada do Depto de Psicologia da UFPR. Atualmente é professora da Universidade Tuiuti do Paraná no Mestrado em Psicologia.

Maria Angélica de Moura Bueno
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1979) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Atualmente é psicóloga organizacional da Universidade Federal do Paraná e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.