Câmpus do IFPR realizam a primeira etapa da Olimpíada IFPR de Robótica – Instituto Federal do Paraná

Câmpus do IFPR realizam a primeira etapa da Olimpíada IFPR de Robótica

Dez Câmpus do IFPR participam da segunda edição da Olimpíada IFPR de Robótica. A competição é uma iniciativa da Diretoria de Empreendedorismo Inovador (DEMPI), ligada à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR.

Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama são as unidades que recebem a primeira etapa, de âmbito local. Haverá uma segunda, estadual, em que as equipes selecionadas nos câmpus competirão entre si, nos dias 12 e 13 de junho, no Câmpus Jacarezinho.

A II Olimpíada IFPR de Robótica é considerada como preparatória para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). As primeiras melhores equipes de 5 câmpus terão participação garantida no IV Se²pin.

O evento segue os moldes da Olimpíada Brasileira de Robótica, que tem o intuito de ser um instrumento de melhoria do ensino médio e também de identificação de jovens talentos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas.

Nos câmpus

O primeiro câmpus a sediar uma das etapas locais foi Jacarezinho, no dia 21 de maio. A competição, aberta à comunidade, foi realizada no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC) no município e marcou as comemorações do aniversário de cinco anos do câmpus, completados no dia 24 de maio.

Nesta quinta-feira (28), são os Câmpus de Irati, Telêmaco Borba e Umuarama que promovem suas etapas locais. Em Umuarama, a competição começa às 19h, nas dependências do câmpus, e conta com a participação dos estudantes do Curso Técnico em Informática. Em Telêmaco Borba, o evento tem início às 16h, com a participação dos estudantes dos cursos técnicos em Automação, em Informática para Internet e em Mecânica. Em Irati, o evento teve início às 11h.

Na sexta-feira (29), às 19h, são os estudantes do Câmpus Cascavel que apresentam os robôs desenvolvidos para o evento.

No sábado (30), é a vez de o Câmpus Curitiba realizar sua etapa local. Será nas dependências do câmpus, com início às 8h30 da manhã. Além das equipes do IFPR, escolas municipais e do Sistema Social da Indústria foram convidadas a participar. “A participação das equipes externas é muito importante para nós, principalmente das equipes da Prefeitura de Curitiba, pois estes alunos poderão tornar-se os nossos alunos no futuro”, explica o organizador, professor Marcos Laureano.

Entre em contato conosco!

Seu câmpus também participou da Olimpíada IFPR de Robótica e não foi mencionado? Sua equipe competiu no evento? Mande fotografias e informações para nós pelo e-mail comunicacao@ifpr.edu.br.]]>