Câmpus do IFPR realizam ações alusivas à Semana do Meio Ambiente – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

Câmpus do IFPR realizam ações alusivas à Semana do Meio Ambiente

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em alusão à data, vários câmpus do IFPR desenvolvem atividades que buscam despertar nos estudantes e também nos servidores o respeito e a consciência de conservação do Meio Ambiente. A data foi estabelecida em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, com o objetivo de alertar a população mundial sobre os problemas ambientais, em grande parte causados pela ação humana, e também conscientizar a todos sobre a importância da preservação dos recursos naturais. No Brasil, foi instituída em 1981 a Semana Nacional do Meio Ambiente, realizada sempre na primeira semana do mês de junho.

Nesta segunda-feira (1º), o Câmpus Paranavaí dá início à Semana do Meio Ambiente. A programação se estende até quarta-feira (3), com atividades educativas como palestras e minicursos nos períodos da manhã e da tarde. Na quarta-feira, será realizada uma gincana que envolverá os estudantes e servidores do câmpus.

Também no dia 1º, alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Administração do Câmpus Avançado Coronel Vivida participam de visita monitorada ao “Recanto das Cachoeiras”, área de aproximadamente 60 hectares,  que conta com trilhas em meio à mata nativa e um complexo de cachoeiras, algumas com dezenas de metros. Os alunos terão a oportunidade de ouvir explanações acerca de desenvolvimento sustentável, biodiversidade, ecoturismo, turismo sustentável, agroecologia, educação ambiental, entre outros assuntos, com visita coordenada e acompanhada pelos professores Antonio Ferreira, Daniel Vandresen, Paulo Fortes Júnior, Ligia Giacobbo, Jucilene Stunpf, pela pedagoga Fernanda Souza e pelo técnico João Postingher, além do guia Franck Wazlawick. Além de constituir um momento de socialização e divertimento, o passeio tem como intuito despertar nos estudantes reflexões acerca da necessidade de uma convivência respeitosa e harmônica com o meio ambiente, do qual somos parte indissociável e dependemos fundamentalmente para nossa sobrevivência e desenvolvimento.

Nos dias 2 e 3, o Câmpus Umuarama engaja-se mais uma vez na Campanha E-Lixo, atividade que reúne a Prefeitura do Município e diversas instituições de ensino para a coleta de equipamentos eletrônicos fora de uso. Esses equipamentos são recebidos em postos de coleta para depois receberem o descarte correto, evitando a contaminação do Meio Ambiente e ainda o reaproveitamento de diversos materiais. Em 2014, a campanha arrecadou em dois dias 8 toneladas de lixo eletrônico.

Na quarta-feira (3), os estudantes do Câmpus Ivaiporã participam de uma palestra sobre Meio Ambiente e Coleta Seletiva, ministrada pela presidente da Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Papelão, Aparas e Materiais Reaproveitáveis (Coopamare), Rosineide Aparecida de Souza. Atualmente, a organização é a responsável pela coleta seletiva em Ivaiporã.

Já os estudantes de Goioerê vão precisar de muita energia para a caminhada e pedalada que sai do câmpus e vai até o Parque Ecológico Danilo Marques Moura, onde serão desenvolvidas as ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A atividade será na manhã de quarta-feira (3) e envolve as disciplinas de Biologia, Geografia, Artes, Português e Espanhol dos cursos técnicos integrados. Os estudantes participam de uma palestra com a bióloga Sandra Marcia de Almeida, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri (FADCT) e depois realizam um passeio pela trilha ecológica. A programação termina com o Festival de Música e Poesia “O Meio Ambiente”, acompanhado de um piquenique onde serão degustados apenas lanches naturais.

O Câmpus Avançado Barracão uniu-se ao Consórcio Intermunicipal da Fronteira para a realização da I Semana do Meio Ambiente. A programação conta com atividades voltadas aos alunos do IFPR e também do 4º e 5º anos das escolas municipais das cidades da região. A previsão é que o Câmpus receba entre 700 e 800 estudantes nos dias 2 e 3 de junho. Os visitantes participam de exibições de filmes, exposição de animais taxidermizados, exposição fotográfica, trilha ecológica e plantio de mudas nativas no câmpus.

Entre os dias 2 e 5 junho, sete alunos do Câmpus Pitanga, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Município de Pitanga, desenvolverão atividades relacionadas ao meio ambiente através dos seguintes projetos de extensão: “Monitoramento de águas superficiais no Município de Pitanga PR”, “Oficinas de Ciências para o segundo ciclo do ensino fundamental” e “Recuperação e Conservação da Nascente do IFPR”. Além disso, auxiliarão na recepção da coleta de lixo eletrônico que será realizada pela ONG E-lixo, de Londrina.

No Câmpus Assis Chateaubriand, por sua vez, as professoras do Curso de Ciências Biológicas propuseram algumas atividades alusivas à data. Está disponível no saguão do câmpus um mural com o “muro das lamentações” e a “árvore da esperança”, onde a comunidade do IFPR é convidada a deixar seu recado sobre as situações problemáticas que o ser humano proporciona ao ambiente e também para contribuir com ideias de mudança para essas situações. Complementando essa ação, no dia 13 de junho será realizado no Horto Municipal um mutirão de limpeza e um diálogo sobre os recados deixados no mural.

A COM quer saber!

Seu câmpus também desenvolverá ações relacionadas à Semana Nacional do Meio Ambiente? Entre em contato conosco para que possamos atualizar esta notícia: comunicacao@ifpr.edu.br.]]>