Candidatos podem pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição até quinta-feira (15) – Instituto Federal do Paraná

Processo Seletivo

Os candidatos que desejam solicitar a isenção do pagamento da taxa de R$ 35 referente à inscrição no Processo Seletivo 2014 para os cursos técnicos e superiores do IFPR devem protocolar o pedido até a próxima quinta-feira (15), na Secretaria Acadêmica do câmpus que oferece o curso pretendido. Os critérios e documentos que devem ser entregues no ato do pedido estão descritos nos Artigos 36 e 38 do Edital 010/2013, que rege o processo de seleção.

A isenção do pagamento da taxa de inscrição será concedida ao candidato que possua renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e tenha cursado o ensino fundamental (para Cursos Técnicos de Nível Médio) ou o ensino médio (para Cursos Superiores) completo em escola da rede pública. Aqueles que receberam bolsas integrais para estudar em escola da rede privada, desde que comprovada a renda familiar per capita acima citada, também podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Não serão aceitos candidatos que tenham estudado em escola particular sem bolsa integral de estudos e candidatos que tenham estudado em escolas comunitárias, filantrópicas ou confessionais.

A solicitação por escrito e os documentos devem ser entregues até a próxima quinta-feira (15), na Secretaria Acadêmica que oferece o curso pretendido. Os documentos a ser entregues são:

I. Cópia autenticada do histórico escolar ou cópia simples mediante apresentação do original, a fim de comprovar que cada etapa do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio foi cursada em escola da rede pública;

II. Para comprovação de renda: a) Extrato de recebimento do Benefício Social de renda referente a um dos últimos três meses; ou b) Número de Identificação Social (NIS) no Cadastro Único – CadÚnico; ou c) Cartão Bolsa Família.

III. Além da documentação citada no inciso II, o candidato poderá optar por apresentar os documentos mínimos recomendados para comprovação de renda, elencados no Anexo IV do Edital 010/2014. Deverá ser entregue também a Declaração de Renda Bruta Familiar Anexo V, contendo informações sobre os integrantes que moram em sua residência e/ou contribuem para o sustento da família.

O resultado dos pedidos de isenção será publicado no Portal do IFPR e na página dos câmpus a partir do dia 23 de agosto de 2013.

Processo Seletivo 2014 oferece mais de 3,8 mil vagas em todo o Estado

Para 2014, o IFPR vai oferecer 3856 vagas em 77 cursos técnicos e 22 superiores presenciais nas cidades de Assis Chateaubriand; Campo Largo; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Coronel Vivida; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama.

As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.naps.ifpr.edu.br até o dia 1º de setembro. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até dia 09 de setembro, em horário bancário. As provas serão realizadas no dia 06 de outubro nas 14 cidades que possuem câmpus do IFPR, além da Unidade de Educação Profissional em Coronel Vivida. Os candidatos deverão realizar a prova na cidade onde o curso pretendido é ofertado.

A relação completa dos cursos, bem como as descrições de cada um deles, pode ser consultada no Guia de Cursos IFPR 2014, disponível para download no site do Núcleo de Apoio a Processos de Seleção (NAPS) do IFPR.