Cerimônia do Pronatec apresenta medidas de fortalecimento para a formação técnica e profissional – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Nesta quarta-feira (09), no Palácio do Planalto, em Brasília – Distrito Federal, foi realizada a cerimônia do Pronatec, na qual foram apresentadas medidas de fortalecimento para a formação técnica e profissional no país. Em 2016, o programa ofertará 2 milhões de vagas.

Durante a cerimônia, como forma de valorizar o aprendizado e crescimento dos estudantes brasileiros, a Presidenta Dilma Rousseff cumprimentou Leonardo Fonseca Rodrigues, ex-aluno do Curso Técnico em Joalheria e Modelagem de Joias, que ganhou medalha de ouro no evento WorldSkills 2015.

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia estiveram representados por meio de seus reitores, como Marcelo Bender Machado, Reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que recentemente assumiu a presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif). O IFPR se fez presente pelo Reitor Pro tempore Substituto, Ezequiel Westphal.

Entre as ações apresentadas na cerimônia, esteve o “e-Pronatec”, fruto de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e o Instituto TIM. O projeto consiste na oferta de cursos FIC, na modalidade a distância, num formato pedagógico denominada Mooc (Massive Open Online Course).

Confira aqui a apresentação efetuada pelo ministro Aloizio Mercadante na ocasião.