Colombo mais próximo de receber unidade do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Colombo mais próximo de receber unidade do IFPR

Nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, será realizada solenidade para assinatura de Lei Municipal de autorização de doação de área para implantação do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Colombo/PR. O evento está previsto para às 15h, no auditório da Regional Maracanã (Rua Durval Ceccon, 664 – 2º andar – Colombo/PR). No evento, o reitor Irineu Colombo será representado pelos professores Zita Castro Machado, assessora de Expansão do IFPR e Vicente Sandeski, além dos pró-reitores Gilmar Ferreira e Bruno Faraco e do Diretor de Infraestrutura, Pierre Luís Alves.

Além de participar da solenidade, a equipe do IFPR pretende apresentar aos presentes o projeto padrão e o plano diretor  – planejamento de utilização da infraestrutura visando excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão,  para as novas unidades do IFPR.

A sede do IFPR no município está prevista para ser construída na Rua do Pinheiro, s/n, bairro Parque Embú. A próxima etapa para o câmpus é doação oficial do terreno. Colombo é um dos sete municípios contemplados pela terceira fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciada em 16 agosto de 2011. Os outros municípios que devem receber unidades do IFPR são Pitanga, Cascavel, União da Vitória, Capanema, Pinhais e Jaguariaíva.

A consolidação dos novos Câmpus está prevista para os próximos três anos. Após a transmissão da posse do terreno, de aproximadamente 60 mil m², cabe também às prefeituras realizar os ajustes de acesso, pontos de água e luz e realização da sondagem (processo de exploração e reconhecimento do subsolo, para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para a edificação) no terreno. Ainda não há informações sobre quais cursos serão ofertados no Câmpus Colombo, mas a previsão é de que as atividades iniciem em 2014 com dois cursos técnicos e uma licenciatura.