Publicado em
Na quinta-feira (11), a Comissão de Ética Pública (CEP) do IFPR esteve reunida na reitoria. O presidente da comissão, servidor Marcelo Rodrigues da Silva, repassou aos membros efetivos e suplentes os tópicos do questionário de avaliação elaborado pela Comissão de Ética da Presidência da República, orgão ao qual as CEPs de todas as entidades do governo federal se reportam. O questionário é um instrumento que visa avaliar o trabalho desenvolvido no período de maio de 2012 a abril de 2013.
De caráter consultivo e deliberativo, a Comissão de Ética Pública do IFPR tem como finalidade observar e zelar pelo que é determinado no código de ética dos servidores públicos federais – a íntegra do documento pode ser consultada na Lei 1171/94, que o aprova. Cabe à CEP orientar, supervisionar e até mesmo acolher e dar encaminhamento às denúncias de infrações à conduta ética que é esperada dos servidores e gestores do IFPR no exercício profissional. “A comissão tem como principal atribuição a difusão dos princípios da conduta ética do servidor no relacionamento com o cidadão e no resguardo do patrimônio público. Para isso, desenvolvemos as funções consultiva, educativa, investigativa e punitiva”, esclarece Silva. “Relativamente aos trabalhos da CEP, não há hierarquia. A comissão está autorizada a convocar tanto os servidores quanto os ocupantes de cargos para conversas e orientações”, afirma o reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, que também esteve presente na reunião.
A Comissão é composta por três membros titulares e respectivos suplentes, escolhidos entre os servidores ocupantes de cargo efetivo, designados por ato do Reitor. O mandato dos indicados é de três anos. Além do presidente, a comissão é composta pelos servidores Lara Cristiane dos Santos e José Nivaldo Balbino e pelos suplentes André Carvalho Baida, Maria Donizetti Santiago e Marina Castagnara. “Logo no início do segundo semestre, estaremos reunidos para estudos e elaboração de um plano de trabalho para 2013 e 2014. Um dos pontos deste plano de trabalho será a expansão da comissão para os câmpus do IFPR, o que reforçará o trabalho de caráter educativo e informativo que pretendemos realizar”, informa Silva.
Saiba mais …