Comissão de Ética Pública do IFPR esteve reunida na Reitoria – Instituto Federal do Paraná

Comissão de Ética Pública do IFPR esteve reunida na Reitoria

Na quinta-feira (11), a Comissão de Ética Pública (CEP) do IFPR esteve reunida na reitoria. O presidente da comissão, servidor Marcelo Rodrigues da Silva, repassou aos membros efetivos e suplentes os tópicos do questionário de avaliação elaborado pela Comissão de Ética da Presidência da República, orgão ao qual as CEPs de todas as entidades do governo federal se reportam. O questionário é um instrumento que visa avaliar o trabalho desenvolvido no período de maio de 2012 a abril de 2013.

De caráter consultivo e deliberativo, a Comissão de Ética Pública do IFPR tem como finalidade observar e zelar pelo que é determinado no código de ética dos servidores públicos federais – a íntegra do documento pode ser consultada na Lei 1171/94, que o aprova. Cabe à CEP orientar, supervisionar e até mesmo acolher e dar encaminhamento às denúncias de infrações à conduta ética que é esperada dos servidores e gestores do IFPR no exercício profissional. “A comissão tem como principal atribuição a difusão dos princípios da conduta ética do servidor no relacionamento com o cidadão e no resguardo do patrimônio público. Para isso, desenvolvemos as funções consultiva, educativa, investigativa e punitiva”, esclarece Silva. “Relativamente aos trabalhos da CEP, não há hierarquia. A comissão está autorizada a convocar tanto os servidores quanto os ocupantes de cargos para conversas e orientações”, afirma o reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, que também esteve presente na reunião.

A Comissão é composta por três membros titulares e respectivos suplentes, escolhidos entre os servidores ocupantes de cargo efetivo, designados por ato do Reitor. O mandato dos indicados é de três anos. Além do presidente, a comissão é composta pelos servidores Lara Cristiane dos Santos e José Nivaldo Balbino e pelos suplentes André Carvalho Baida, Maria Donizetti Santiago e Marina Castagnara. “Logo no início do segundo semestre, estaremos reunidos para estudos e elaboração de um plano de trabalho para 2013 e 2014. Um dos pontos deste plano de trabalho será a expansão da comissão para os câmpus do IFPR, o que reforçará o trabalho de caráter educativo e informativo que pretendemos realizar”, informa Silva.

Saiba mais …

• Os padrões de conduta ética dos servidores ligados ao poder executivo federal são delimitados pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal – aprovado pelo Decreto 1.171 de 22 de junho de 1994. Confira o texto integral da Lei.
  • A comissão tem uma página, que pode ser acessada pelo link https://ifpr.edu.br/?page_id=17683. Aqui, você encontra documentos importantes, como legislação relacionada ao trabalho da CEP e o Regimento da CEP IFPR.
  • Para contato direto com a CEP, os servidores podem usar o email eticapublica@ifpr.edu.br.