IFPR recebe visita técnica da Comissão de Ética da Presidência da República – Instituto Federal do Paraná

Comissão de Ética

IFPR recebe visita técnica da Comissão de Ética da Presidência da República

Na quarta-feira (31) integrantes da Comissão de Ética Pública da Presidência da República estiveram no Instituto Federal do Paraná (IFPR) para uma visita técnica. O objetivo é conhecer a estrutura e o funcionamento da Comissão de Ética do IFPR, e, com base nisso, sanar eventuais dúvidas, orientando sobre a correta atuação da Comissão de Ética local e estimulando a implantação de Comissões de Etica em todos os câmpus do IFPR.

De acordo com a Assistente Técnica da Secretaria Executiva da Comissão de Ética Pública, Marja Muhlbach, e com o colaborador da Secretaria Executiva da Comissão de Ética Pública, profº Raimundo Nonato da Silva, as Comissões de Ética tem finalidade educativa. “As Comissões são órgãos independentes criados com função de aconselhamento, de caráter fiscalizador, consultivo, deliberativo e para aplicação da “censura ética”, explicam.

O presidente da Comissão de Ética do IFPR, Marcelo Rodrigues da Silva, comenta que a Comissão tem a finalidade de estimular a conduta ética no serviço público, orientando sobre a gestão da conduta funcional. “Em 2012 começaremos a discutir um código de ética para o IFPR”, afirma. A ideia é que a redação tenha uma linguagem acessível, uma espécie de “tradução” da lei, que seja de fácil entendimento para todos.

Visitas técnicas

Além do IFPR, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também estão recebendo a visita da equipe da Secretaria Executiva da Comissão de Ética Pública. A equipe faz visitas aos órgãos do Pode Executivo desde 2009. Até o momento, já foram feitas aproximadamente 60 visitas técnicas em todo o Brasil.