Comunidade de Ivaiporã lota Câmara Municipal em Audiência Pública – Instituto Federal do Paraná

Comunidade de Ivaiporã lota Câmara Municipal em Audiência Pública

A notícia da instalação de uma Unidade Extendida do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Ivaiporã, no Vale do Ivaí, fez lotar a Plenário da Câmara Municipal na última sexta-feira, dia 04. Cerca de 250 pessoas entre estudantes, professores, autoridades políticas,   empresariais e de representação participaram da solenidade que discutiu os rumos da nova unidade do IFPR.

“O ato que se faz no legislativo tem um significado. Nós viemos aqui para ouvir o povo. E é a população de Ivaiporã que vai ajudar a fundar o Câmpus Extendido no Vale do Ivaí”, destacou o reitor do Instituto, Alipio Leal. O reitor também comunicou aos presentes que a nova unidade começa a funcionar já no mês de setembro com o Curso Técnico em Gestão Pública – na modalidade de Educação a Distância (EAD).

“A partir de fevereiro de 2010 teremos cinco cursos técnicos integrantes do programa E-Tec Brasil – Escola Técnica Aberta do Brasil – e a partir de março vamos ter cursos de Formação Inicial Continuada”, afirmou. O prefeito da cidade, Cyro Fernandes Correia Jr., destacou os benefícios sociais e o desenvolvimento econômico que o Câmpus trará para a cidade. “A comunidade de Ivaiporã terá a oportunidade de estudar em uma escola federal de alto nível, com professores preparados e uma equipe competente. Isso possibilitará o crescimento da nossa cidade, pois implica na permanência da população aqui na região”, frisou o prefeito.

Já o vice-governador do Estado, Orlando Pessuti, que é natural de Ivaiporã, lembrou das dificuldades da época em que estudava. “A região de Ivaiporã espera há muito tempo por melhores condições de ensino. Temos uma luta histórica para trazer uma escola de qualidade para Ivaiporã e agora finalmente nossos jovens poderão se qualificar para o mercado”, disse.

Também esteve presente na Audiência Pública o deputado federal André Vargas. “O governo federal está investindo na educação profissionalizante em todo o Brasil. Até 2010 serão 354 escolas técnicas espalhadas pelo país”, afirmou. O deputado estadual, professor Lemos, comentou a expansão das universidades federais. “Nos últimos anos o Paraná tinha apenas duas universidades federais e até 2010 chagará a cinco, sendo três novas em Laranjeiras do Sul, Realeza e Foz do Iguaçu”, completou.