Conapne conclui com êxito a formação intitulada “TEA: Conhecer para incluir” – Instituto Federal do Paraná

Formação Conapne

Conapne conclui com êxito a formação intitulada “TEA: Conhecer para incluir”

Em 26 de outubro, a Conapne concluiu com êxito a trilha de formação intitulada “TEA: Conhecer para incluir”, uma colaboração entre várias unidades do IFPR, incluindo os campi de Campo Largo, Colombo, Foz do Iguaçu, Paranavaí e Pinhais.

Essa formação consistiu em cinco encontros ao vivo, cujas gravações estão disponíveis no canal Conexão IFPR, na Playlist Conapne:

Aqui estão os detalhes dos encontros:

17 de agosto:Uma breve história da compreensão do autismo” com o professor Tiago Dopke.

31 de agosto: Conhecendo o autismo” com a professora Renata Panarari.

14 de setembro: Transtorno do Processamento Sensorial e os comportamentos do autista” com a professora Renata Panarari.

28 de setembro:Estratégias pedagógicas para inclusão dos estudantes com autismo no Ensino Médio e Superior” com o professor Matheus Amparo e Valdirene Armenara.

26 de outubro:Autismo: Legislação e Perspectivas” com a professora Loretta Derbli.

Conapne

Até o momento, esses vídeos acumularam mais de 3.700 visualizações, o que evidencia um notável interesse não apenas da comunidade do IFPR, mas também de participantes de todo o Brasil.

Essa audiência diversificada inclui docentes, responsáveis de estudantes, técnicos administrativos, estudantes e muitos outros interessados.

A coordenadora da Conapne, Andreza Seixas, enfatiza a importância da formação contínua para os servidores e a necessidade de conhecimento, conscientização e sensibilização para promover a inclusão de estudantes com autismo.

O título “CONHECER para INCLUIR” por si só reflete a ideia de que o conhecimento desempenha um papel fundamental na promoção de mudanças nas áreas de arquitetura, políticas e, mais importante, atitudes, com o propósito realmente incluir.

O objetivo dessas formações é atender às demandas específicas da comunidade do IFPR, ouvindo as coordenadoras, coordenadores das Cnapnes e servidores em geral.

Para aprimorar futuras trilhas formativas, a Conapne valoriza a participação dos envolvidos e solicitando que avaliem a formação “TEA: Conhecer para incluir” por meio do formulário disponível no endereço eletrônico: https://forms.gle/f5Qp3TrgqA5zhPWy5