Coordenadores dos NIT estiveram reunidos em Curitiba para discutir inovação – Instituto Federal do Paraná

Coordenadores dos NIT estiveram reunidos em Curitiba para discutir inovação

Encerrou-se, na sexta-feira (26), a programação do II Workshop de Inovação do IFPR. Durante três dias, os coordenadores dos Núcleos de Inovação e Tecnologia (NIT) dos 25 campi estiveram reunidos em Curitiba, para a discussão de diversos temas, como tecnologia assistiva, empreendedorismo em bases tecnológicas, captação de recursos, gestão de projetos, proteção da propriedade intelectual e registro de patentes.

A programação teve início na quarta-feira (24), com a mesa-redonda “Inovação e Tecnologias Assistivas”. À tarde, foi realizada a palestra seguida de oficina “Empreendedorismo em Bases Tecnológicas e Captação de Recursos”, ministrada por Fernando Antonio Prado Gimenez (UFPR).

Na quinta-feira (25) pela manhã, os coordenadores dos NIT participaram da palestra seguida de oficina “A Importância da gestão de projetos no mundo atual e Como Gerenciar projetos”, com Roque Rabechini Júnior (Uninove). À tarde, foi a vez da palestra seguida de debate “Formas de Proteção da Propriedade Intelectual”, com Milena Miranda, da empresa Milena Miranda Marcas e Patentes.

O último dia de evento concentrou atividades práticas, com a realização da oficina “Busca de Anterioridade” e da palestra “Introdução a Redação de Patentes”, com Henry Suzuki, da empresa Axonal Consultoria, e Marcus Zanon, da Tecpar.

O II Workshop de Inovação foi promovido pela Coordenadoria de Políticas de Inovação e Empregabilidade da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) e é uma das ações que integra o projeto “Implementação e Estruturação de Núcleos de Tecnologia e Inovação (NIT) do IFPR”, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na chamada 92/2013.

Para o pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, professor Marcelo Estevam, ações como essa fazem parte da política de inovação do Instituto, que visa capacitar os NITs em relação à proteção intelectual e à transferência de tecnologia. “Nosso intuito é discutir, criar a demanda, receber o feedback do grupo e institucionalizar a questão, criando normativas internas e contribuindo para o constante crescimento da inovação da IFPR”, afirma.

O coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus Paranaguá, professor Mateus das Neves Gomes, classificou o evento como “uma importante etapa na construção e afirmação das políticas de inovação do IFPR”. O chefe da seção de NIT do Campus Umuarama, professor Adenilson de Barros de Albuquerque, concorda. “Os temas abordados no evento bem como os profissionais presentes contribuíram com muita qualidade para a discussão dos temas inerentes a inovação dentro da realidade do IFPR”, afirma.

2º Workshop de Inovação é realizado em Curitiba