Comunicado da Direção de Ensino sobre a organização didático pedagógica do IFPR Campus Curitiba
Publicado em
Confira o comunicado da Direção de Ensino referente à organização didático pedagógica do IFPR Campus Curitiba para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio:
Prezados estudantes, responsáveis e familiares
– Esperamos que todos estejam bem, com saúde e se cuidando!
Informativo: legislação para o ano letivo de 2021 (quanto ao avanço e retenção de estudantes).
1)- Para o ano letivo de 2021, não existem flexibilizações quanto ao avanço e retenção de estudantes e, portanto, fica valendo a nossa Resolução 54 em seus artigos 81 a 83.
Art. 81 – É possível a progressão parcial de estudos para os estudantes que reprovarem em até 3 (três) componentes curriculares do período letivo.
§ 1º – O estudante com progressão parcial deverá realizar os componentes curriculares em que foi reprovado em regime de dependência, preferencialmente, no período letivo subsequente à reprovação.
§ 2º – Nos cursos de ensino médio integrado é obrigatória a realização dos componentes curriculares em dependência no período letivo subsequente a reprovação.
Art. 82 – A matrícula no regime de dependência poderá se dar em componente curricular regular ou turma especial aberta para esse fim, no contraturno do seu curso.
Parágrafo Único – No caso de matrícula em turma especial, o docente poderá utilizar como metodologia de ensino planos individuais de estudo, de acordo com a necessidade de aprendizagem de cada estudante.
Art. 83 – Nos cursos de Ensino Médio Integrado o estudante que reprovar em 4 (quatro) ou mais componentes curriculares ficará retido na série em que se encontra e deverá realizar matrícula em todos os componentes curriculares desta série.
– Resolução n°. 54 de 2011 (Organização Didático Pedagógica – Instituição)
Reforçamos o artigo 83: “… o estudante que reprovar em 4 (quatro) ou mais componentes curriculares ficará retido na série em que se encontra e deverá realizar matrícula em todos os componentes curriculares desta série.” Inclusive em componentes curriculares aos quais obtenha aprovação em 2021.
2) A Resolução n° 29, de 28 de setembro de 2020 foi válida somente para o ano letivo de 2020.
3) Reforçamos a importância dos Conselhos de Classe como órgão deliberativo no processo de ensino aprendizagem – Avaliação – (resolução 50) e em decisões colegiadas conforme prevê a resolução 08/2014.
– Resolução n°. 50 de 14/07/2017 (Avaliação)
– Resolução n°. 08 de 30/04/2014 (Regimento Interno Comum)
Muito obrigado!
DIREÇÃO DE ENSINO – Campus Curitiba