Atividades alusivas ao mês da Consciência Negra estão sendo realizadas até dia 28 de novembro – Campus Curitiba

evento

Nesta segunda-feira (18) iniciou a programação alusiva ao mês da Consciência Negra no Campus Curitiba. As ações estão sendo promovidas pelo Manifesto Coletivo Preto, Neabi do Campus Curitiba e projeto de Ensino e Extensão Loucos pela Vida. Uma das atividades realizadas no dia 18 foi o Clube de Leitura sobre o livro “Americanah”, de 2013, uma história de amor permeado por uma crítica social, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Na discussão, mediada pela jornalista Andrea Mayumi Maciel, do Instituto Aurora, foram lidos coletivamente dois trechos do livro e apresentados diferentes relatos, assim como questionamentos envolvendo racismo direto e estrutural.

Confira a programação completa para o mês.

O Clube de leitura e a apresentação do documentário Slam, no dia 28, contam com a parceria com o Instituto Aurora, uma organização não-governamental voltada para a promoção da formação em relação à temática direitos humanos. A ideia do clube de leitura é ampliar o entendimento acerca das questões raciais e de combate ao racismo por meio de obras de literatura, trazendo para o debate uma forte perspectiva artística e cultural. Na programação, serão discutidas também as obras: Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, de Jarid Arraes e Na Pele, de Lázaro Ramos.

Texto: Profa. Patrícia Meyer