Neabi envia carta que resgata compromisso do IFPR Campus Curitiba com diversidade e valorização da história e identidade dos povos originários
Publicado em
Prezados Servidores do IFPR Campus Curitiba,
Vamos falar um pouco sobre o Abril Indígena?
Nós, que atuamos no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Neabi, temos como propósito fomentar a formação, a produção de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para a valorização da história, das identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas) e para o combate do racismo estrutural e superação de diferentes formas de discriminação étnico-racial.
Este papel institucional nos foi instituído pela Resolução nº 71, de 20 de dezembro de 2018 que reafirma, por sua vez, a necessidade de implementação e cumprimento das Leis nº 9394/96, nº 10.639/03 e nº 11.645/08, nos respectivos campi do IFPR, em todos os níveis de ensino.
Inclusive estamos, nesse momento, acolhendo novos membros que desejem participar de forma ativa na proposição e participação de ações e projetos.
Estamos no Abril Indígena, mês em que superamos a lógica folclórica do “Dia do Índio”, instituído em 1943 – para fomentar a reflexão e a resistência em prol das pautas políticas e da legitimação da cultura dos povos originários. Como sempre se diz, promover o conhecimento acerca da cultura nativa é uma primeira forma de defesa.
Por isso, no mês de abril, gostaríamos de propor um olhar atento dos educadores do IFPR Campus Curitiba, para que juntos possamos dar visibilidade à diversidade cultural presente nestas identidades, bem como discutir os mecanismos de exclusão presentes na sociedade brasileira. Além do olhar, propomos um passo concreto, um compromisso de dar espaço para essa temática em sua interlocução com os estudantes durante esse período, da mesma forma como propusemos no mês da Consciência Negra.
Abaixo, divulgamos, mais uma vez, uma agenda de eventos e proposições que podem encorajar, provocar e dar suporte a esse momento de reflexão e nos colocamos à disposição para dar outras ideias sobre como trazer essa importante discussão para nossas salas de aula virtuais.
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e o projeto de extensão Diálogos Inter-raciais também promoveu com apoio da Comunicação uma ação educomunicativa nas redes sociais do IFPR. Nove personalidades indígenas foram selecionadas para compor “cartões informativos” que divulgam sua trajetória profissional, informações biográficas e reflexões sobre a identidade e cultura dos povos originários.
Da mesma forma, vamos disponibilizar um guia com referências que pode ser utilizado pelos servidores que quiserem sensibilizar e ter mais informações sobre algumas das questões que afetam as diferentes etnias indígenas. Originalmente, esse guia foi utilizado para fomentar reflexões junto aos estudantes da Especialização em Educação Musical para a Educação Básica e é uma produção do Neabi IFPR Campus Curitiba. A Educação em Direitos Humanos não se trata apenas de um assunto de formação de professores, mas envolve todos os educadores que atuam em nosso espaço escolar. Por isso, a reflexão, a partir da curadoria de materiais apresentados, pode ser útil até mesmo em reuniões de trabalho. Sempre podemos aprender um pouco mais e desmantelar comportamentos e posturas racistas.
AGENDA
1 – Ações promovidas ou apoiadas pelo Neabi/IFPR Campus Curitiba
Reunião Aberta e Informativa sobre Neabi IFPR Campus Curitiba
Organização:
Neabi/IFPR
Evento on-line via Google Meet. Link: https://meet.google.com/qsv-mftr-kzi
Dia 19/04, a partir das 18h30
Diálogos Inter-raciais: Segunda Edição
Organização: Neabi/IFPR Campus Curitiba e Instituto Aurora
Estudantes do Curso Técnico Subsequente de Eventos
Apoio: Loucos pela Vida, Coletivo Manifesto Preto e Abrapso Curitiba.
Serão quatro encontros on-line via Google Meet. As rodas de conversa trazem manifestações culturais e provocações para reflexão acerca dos temas: racismo no Brasil, posicionamento antirracista, empoderamento dos povos originários e da população negra e branquidade crítica.
Dias 27/04, 29/04, 04/05 e 06/05, das 16h às 18h.
Humanidade se Compartilha
Organização:
Loucos pela Vida, Neabi/IFPR Campus Curitiba e Instituto Aurora
Estudantes do Curso Técnico Subsequente de Eventos
Evento on-line via Google Meet
Dia: 25/05, a partir das 19h
Link de inscrição será disponibilizado em breve no site do IFPR Campus Curitiba.
2 – Ações promovidas por outros Neabi do IFPR
Neabi Assis Chateaubriand
O evento “Abril Indígena: o lugar, a vez e a voz dos povos tradicionais” acontecerá em 15 de abril, quinta-feira, às 19h30min, e será transmitido pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=xT4-rgv4bPw
A atividade será promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e pelo Núcleo de Arte e Cultura do IFPR – Campus Assis Chateaubriand.
Neabi Palmas
“Avanços e retrocessos nas lutas, conquistas e efetivação dos direitos indígenas”
Dia 22 de abril, 19h30. Link: meet.google.com/fun-gaaz-pgk
Com palestra da professora Joziléia Kaingang (UFSC) e convidados Claudecir Viri e Miguel Alves
3 – Ações promovidas por organizações externas ao IFPR (apenas sugestões)
Abril Indígena UFPR 2021
O evento coloca na agenda da universidade diferentes aspectos da vida e das produções indígenas, e funciona como momento para a reivindicação e luta pelos direitos destas populações, assim como para dar visibilidade às expressões artísticas e intelectuais dos povos indígenas no Brasil.
Confira a programação completa do evento em:
https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/veja-a-programacao-do-abril-indigena-ufpr-2021-que-aborda-a-pandemia-nas-comunidades-lancamento-nesta-terca-6/
Simpósio Abril Indígena 2021: IFFluminense | Campus Bom Jesus do Itabapoana
É um evento do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Bom Jesus. A programação, entre os dias 27 de abril e 05 de maio, está disponível em https://www.even3.com.br/abrilindigenaiffbj2021/
“Abril Antirracista: a Literatura Indígena em destaque”
Programação de lives que discutem a autoria índigena individual, autoria indígena feminina, pesquisadores e literatura indígena, entre outros temas. Curadoria: Julie Dorrico.
Abril Indígena Live pela Yandê
Bate-papo organizado pela Rádio Yandê, sempre às 19h, durante todo o mês de abril, com temas sobre arte, empreendedorismo, cinema, descolonização, mulheres indígenas, apropriação cultural etc. A transmissão é pelo Facebook: https://www.facebook.com/radioyande
Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) realiza 17º Acampamento Terra Livre (ATL)
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) iniciou dia 05 de abril as atividades do 17º Acampamento Terra Livre (ATL). A maior mobilização indígena do Brasil, realiza pelo segundo ano consecutivo suas atividades em formato on-line, unindo lideranças de todas as regiões do país em uma jornada de quatro semanas de ações, que integram o ‘Abril Indígena’. A programação completa está disponível em: https://apiboficial.org/atl2021/
Repensar o 19 de abril: a questão indígena na atualidade
Dia 19 de abril, às 16h.
Evento promovido pelo Instituto Federal Catarinense com participação de Pierlângela Cunha, diretora no campus Amajari IFRR, Nandja da Rocha, aluna do campus Blumenau IFC e Edson Kayapó docente campus Porto Seguro IFBA.
No canal oficial do IFCatarinense no YouTube.
Extra:
Podcast sobre Música Indígena
Música e Diversidade: Duração 75 minutos
Entrevistados: Edson Kayapó , Andeson Cleomar, Djuena Tikuna, Márcia Wayna Kambeba , Magda Pucci II, Bárbara Viggiano e Liliam Barros Cohen
Realização: Laboratório de Etnomusicologia da /EM/UFRJ, Laboratório de Etnomusicologia da UFPA e do Grupos de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM/UEPA)