Palestra sobre César Lattes, o físico curitibano que deu nome à Plataforma Lattes – Campus Curitiba

evento

Palestra sobre César Lattes, o físico curitibano que deu nome à Plataforma Lattes

Publicado em

Copiado!
Foto: Arquivo Central/Siarq-Unicamp

Em alusão ao aniversário de Curitiba, na data de 29 de março de 2023, dia do aniversário da cidade, a profa. Dra. Ana Cristina Sprotte Costa (Dpto. de Física da UFPR) proferirá uma palestra sobre a obra do físico curitibano César Lattes

A palestra será ministrada no Auditório do Campus Curitiba em todos os turnos: às 10, 16 e 19 horas.


O prof. de física Bruno Felipe Venacio (IFPR/Curitiba), reforça a importância da participação de toda a comunidade acadêmica nessa palestra: “é uma oportunidade única para aprender mais sobre a história da física no Brasil e a contribuição de Lattes para o avanço da ciência em nosso país”. 

Serviço:

Palestra sobre César Lattes

Palestrante: Profa. Dra. Ana Cristina Sprotte Costa (Dpto. de Física – UFPR)

Data: 29/03/2023

Horário: 10h, 16h e 19h.

Local: Auditório IFPR/Campus Curitiba

Quem foi César Lattes

Texto enviado pelo prof. Bruno Felipe Venacio (IFPR/Curitiba)

Nascido em Curitiba no dia 11 de julho de 1924 e falecido em Campinas no dia 8 de março de 2005, Cesare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes, foi um físico brasileiro graduado em Física e Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 1943.

Com 23 anos, ele foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio, instituição da qual também foi diretor. Realizou diversas pesquisas no Brasil, além de incentivar parcerias acadêmicas – a mais profícua delas com o Japão. Foi professor da USP e da Unicamp, onde se aposentou em 1986.

César Lattes foi um dos pesquisadores responsáveis pela descoberta do méson pi, partículas previstas pelo japonês Hideki Yukawa, em 1935, por meio de cálculos, e deu início oficialmente à era da física de partículas elementares. A descoberta do méson pi levou à concessão do Prêmio Nobel de Física de 1950 a Cecil Frank Powell, líder da pesquisa.

César Lattes também foi um grande líder no meio científico brasileiro e um dos principais responsáveis pela criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em sua homenagem, o CNPq deu seu nome ao sistema utilizado para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes. A Plataforma Lattes é uma base de dados de currículos e instituições de todas as áreas do conhecimento. O Currículo Lattes registra a vida profissional dos pesquisadores, sendo elemento indispensável à análise de mérito e competência dos pleitos apresentados a quase todas as agências de fomento no Brasil.

César Lattes é um dos poucos brasileiros a figurar na Biographical Encyclopedia of Science and Technology, de Isaac Asimov, bem como na Encyclopædia Britannica e no Oxford Companion to the History of Modern Science.

Fontes:

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2020/07/cesar-lattes-conheca-trajetoria-do-brasileiro-injusticado-pelo-nobel.html

https://www.siarq.unicamp.br/lattes/noticia_ciencia_perde_lattes.html

https://super.abril.com.br/especiais/cesar-lattes-a-vida-e-a-obra-do-fisico-brasileiro-indicado-7-vezes-ao-nobel/

https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0330

Topo