Dia da Árvore tem plantio de mudas em campi do Instituto – Instituto Federal do Paraná

Datas Comemorativas

Dia da Árvore tem plantio de mudas em campi do Instituto

O Dia da Árvore contou com atividades especiais nos campi Irati e Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A data foi comemorada nesta terça-feira (21). Em Irati, foram plantadas espécies nativas e frutíferas. Em Foz do Iguaçu, mudas foram distribuídas em áreas estratégicas do Campus, com o objetivo de promover qualidade ambiental no local de instalação dos novos blocos.

Irati
Na área do IFPR – Campus Irati foram plantadas 80 mudas de ameixeiras e pessegueiros de diversas variedades disponibilizadas pela prefeitura e ainda 60 mudas de espécies de grande porte de árvores nativas e frutíferas.

O diretor do Campus, Celso Luiz Buiar, destacou a necessidade de implementar ações que assegurem a preservação dos recursos naturais. Ele agradeceu ao prefeito pela oportunidade concedida ao IFPR de colaborar no projeto de recuperação ambiental da área de reserva legal da Vila Matilde, onde está localizado o Campus. A secretária municipal de Viação e Serviços Rurais, engenheira agrônoma Rozenilda Romaniw Bárbara, falou sobre a importância da conservação das árvores para benefício do próprio ser humano: “A mensagem é que temos que fazer algo pelo planeta, coisas simples como fazer a separação do lixo reciclável e cultivar árvores”.

Tecnologia de mil anos

Autor do projeto de desenvolvimento de mudas de grande porte através da técnica de alporquia, o professor Otávio Bezerra Sampaio, ressaltou que o Instituto trabalha com a proposta de produção sustentável, unindo floresta, animais e agricultura, o que se traduz no sistema agrossilvopastoril. “Utilizamos a tecnologia da propagação vegetativa para produzir e plantar mudas de árvores com 2,50 metros de altura, uma tecnologia que tem mil anos de existência e custo baixíssimo”, explicou.

“Temos a obrigação de recuperar um pouco do muito que foi extraído do Brasil em épocas anteriores”, afirmou o secretário municipal de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Carlos Ramos. Parcerias estabelecidas com Unicentro, IFPR e Colégio Florestal, que possibilitaram ao município implementar relevantes ações para estudantes e comunidade, foram citadas. Para o prefeito Sergio Stoklos, o ensino de qualidade proporcionado pelo IFPR, Unicentro e Colégio Florestal irá colaborar para a adoção gradativa de matriz tecnológica de desenvolvimento que respeite o meio ambiente. “Começamos a trilhar um novo caminho na região, pois a formação de profissionais qualificados deverá atrair melhores postos de trabalho, com melhor remuneração e consequente melhor qualidade de vida para todos”, concluiu.

Foz do Iguaçu
No Campus de Foz professores e alunos dos diversos cursos realizaram o plantio de árvores. Mudas de Oiti, Pau-Brasil, Chorão, Graviola, Pitanga, entre outras, foram identificadas com placas, contendo o nome popular, o nome da família e o nome científico. Além disso, nessas placas foram identificadas as turmas responsáveis pelo plantio e manutenção das plantas.