Em Ivaiporã e Paranaguá, centenário da Semana de Arte Moderna é celebrado com atividades especiais – Instituto Federal do Paraná

Arte e Cultura

Em fevereiro, um marco histórico para o país completou 100 anos: A Semana da Arte Moderna, movimento cultural e artístico que inaugurou uma nova forma de fazer e compreender a produção artística nacional.

“Trata-se de um movimento cultural, social, político que possui conotações históricas, pois se comemorava à época os 100 anos da Independência do Brasil, bem como outras conquistas importantes ocorridas no final do século XIX, como a abolição da escravatura, a implantação do regime republicano e, por consequência, uma nova Constituição Federal”, explica a professora Sonia Maria da Costa Mendes, do Campus Ivaiporã.

Constituída como um evento de três dias, realizado no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana da Arte Moderna é considerada por muitos como a primeira manifestação do modernismo no Brasil.

“Foi uma marco da arte brasileira, que colocava em evidência uma nova forma de produzir arte com essência brasileira, em muito influenciada pelas constantes vanguardas europeias no início do século 18, porém não se restringia a isso”, complementa o professor Alexandre Chiarelli, do Campus Paranaguá.

Nos campi de Ivaiporã e Paranaguá, o corpo discente celebrou a data com atividades especiais, sob coordenação dos professores ligados ao Núcleo de Arte e Cultura (NAC).

Na região central do Paraná, os estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia, Eletrotécnica e Informática e do curso de Agronomia realizaram pesquisas, exposição de trabalhos e intervenções artísticas e também participaram de um momento musical alusivo à data. Dentre as obras produzidas pelos estudantes, está um painel artístico com fotografias dos discentes, em uma espécie de releitura da obra “Os operários”, de Tarsila do Amaral, e também a produção de parangolés.

fotografia colorida em ambiente interno. Um grupo de quatro estudantes trajando parangolés (capas coloridas) apresentam um conteúdo apresentado em um telão.
Estudantes produzem trabalhos inspirados pelas reflexões sobre a Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos, em Ivaiporã

O momento musical foi promovido pelos estudantes que participam deos projetos de Arte e Cultura do campus. De acordo com a professora Sonia, as músicas selecionadas para o evento remetiam à época de realização da Semana de Arte Moderna, ao Tropicalismo e também à MPB. Mais imagens e informações sobre as ações relativas a Semana de Arte Moderna realizadas em Ivaiporã podem ser encontradas no perfil @arteeculturaifpr, no Instagram.

No Campus Paranaguá, as atividades foram desenvolvidas no âmbito da disciplina Tópicos Especiais em Artes, matéria optativa ofertada aos estudantes dos cursos técnicos integrados.

“Para o diálogo sobre a Semana de Arte Moderna, foi realizada uma proposta de discussão em duas etapas. A primeira consistiu em uma conversa sobre o Modernismo e a Semana de Arte Moderna de 1922. Apresentamos as características do movimento no Brasil, sua relevância e legado. Na segunda etapa, foi realizada uma análise da produção de artistas envolvidos”, explica o professor Alexandre.

Fotografia colorida em ambiente interno. A fotografia mostra, em primeiro plano, um grupo de mais de vinte estudantes em uma sala de aula. Ao fundo, está o docente, um quadro, e uma tela onde está projetada um quadro brasileiro.
Na disciplina Tópicos em Arte e Cultura, estudantes dos cursos técnicos integrados do Campus Paranaguá conheceram e analisaram obras dos artistas envolvidos na Semana de Arte Moderna