Encontro de Contabilidade marca nova etapa do processo de desconcentração no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Nos dias 19 e 20 de agosto, a Diretoria de Contabilidade, Orçamento e Finanças (DCOF/Proad) realiza o I Encontro de Contabilidade do IFPR. O evento integra a Reunião Estendida do Colégio de Dirigentes (CODIR) e é destinado aos gestores da instituição, em especial àqueles ligados às diretorias e coordenações da área da execução orçamentária, financeira e contábil dos câmpus e das pró-reitorias, além dos técnicos em contabilidade e contadores que integram o quadro de servidores da instituição.

O evento tem início às 08h30 do dia 19 de agosto. A programação conta com a palestra do Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó, que vai tratar do perfil do profissional de contabilidade aplicada ao setor público e da convergência das normas na área. A palestra tem início às 09h. Às 14h, o professor Carlos Alberto Ávila, atualmente ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), ministrará palestra sobre orçamento público. Às 16h, o secretário do Tribunal de Contas da União, Luiz Gustavo Gomes Andriolli, também realizará palestra.

No dia 20, a programação é voltada aos diretores de Planejamento e Administração dos câmpus, chefes das seções administrativas e financeiras das pró-reitorias, coordenadores de contabilidade e contadores do IFPR. O dia começa com uma palestra motivacional, às 08h30, ministrada pela psicóloga Susan Cavallet. Às 10h45, todos participam da atividade que repassará informações sobre as “Normas e Procedimentos de Encerramento do Exercício em 2013”. Às 14h, as servidoras Lara Cristiane dos Santos e Lucimara Fátima de Paula ministram a capacitação “Retenção de tributos na administração pública: legislação aplicável”.

A expectativa dos organizadores é que cerca de 120 servidores estejam presentes no evento.

Segunda etapa do processo de desconcentração será lançada durante o encontro

O objetivo do I Encontro de Contabilidade é aproximar a DCOF dos órgãos que exercem funções correlatas nos câmpus e nas pró-reitorias do IFPR. “Outro objetivo é também envolver os gestores das unidades, que com a desconcentração das atividades, serão responsáveis pela execução, orçamentária, financeira e contábil, contando apenas com a supervisão e acompanhamento da DCOF”, complementa a diretora de Contabilidade, Orçamento e Finanças, Lara Cristiane dos Santos.

O processo de desconcentração das atividades administrativas e financeiras teve início em 2012, quando os câmpus do IFPR passaram a executar atividades como a fiscalização de contratos e realização de licitações, até então uma responsabilidade das pró-reitorias do IFPR. Agora, a instituição dá início à segunda etapa deste processo, ao repassar para os câmpus as responsabilidades de cunho de execução orçamentária, financeira e contábil. “No final do segundo semestre de 2012, iniciamos o processo de criarmos condições para que esta desconcentração acontecesse, como a regularização dos CNPJs das Unidades, a criação das UG Executoras e UASGs, a habilitação do sistema de cadastramento de operadores, a publicação das Portarias dos Ordenadores de Despesa e Gestores Financeiros, a criação dos domicílios bancários para as UG Executoras, e por fim, mas não menos importante, juntamente com a PROGEPE, demos início a capacitação para todos os envolvidos com a execução nas unidades”, explica a diretora. O primeiro curso foi o SIAFI Operacional, realizado em junho. A DCOF também proporcionará a capacitação in loco, e que tem como objetivo consolidar os conhecimentos e realizar os passo-a-passo da execução dos com responsáveis nas Unidades.

A previsão é de que os câmpus Curitiba, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama liderem a segunda etapa de desconcentração.

Capacitação para SIAFI Gerencial acontece em agosto

Em agosto, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) oferece a segunda turma do curso “SIAFI Gerencial”. A turma será composta exclusivamente por servidores do IFPR e o curso será ministrado em parceria com a Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF). O curso acontece entre os dias 21 e 23 de agosto de 2013, no Centro Regional de Treinamento da ESAF, em Curitiba. São oferecidas 30 vagas.

O curso é destinado aos servidores do IFPR que atuam nas áreas de execução orçamentária, financeira, patrimonial, de controle e contabilidade, em especial para os envolvidos na implantação da UG Executora e área de contabilidade. As inscrições devem ser formalizadas por meio de formulário eletrônico a ser enviado para a Progepe até o dia 10 de agosto de 2013. Mais informações estão disponíveis no Memorando Circular nº 39/2013 – Progepe.