Estudantes de pós-graduação já podem acessar Portal de Periódicos da Capes via acesso remoto – Instituto Federal do Paraná

Pós-graduação

Após uma ação conjunta entre a Diretoria de Pós-Graduação (DPG/Proeppi) e a Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic), desde o dia 10 de setembro, os estudantes dos cursos de pós-graduação do IFPR já podem acessar o Portal de Periódicos da Capes via acesso remoto CAFe.

Este ingresso remoto permite que os estudantes acessem a todos os periódicos cadastrados na plataforma, não somente os de acesso livre, possibilitando assim a leitura para estudos, pesquisas e uso nos componentes curriculares dos seus cursos.

Para o acesso remoto CAFe, os estudantes devem primeiro renovar seus e-mails no portal Aluno On-line vinculado ao sistema acadêmico SISA (utilizado pelos cursos de pós-graduação e FIC) após receberem nova senha de acesso. Após esta renovação, devem aguardar 24 horas para sincronização dos dados no acesso remoto CAFe.

Munidos do número de matrícula e da senha que receberam por e-mail, os estudantes devem acessar o site do Portal de Peródicos da Capes clicar no link “Acesso CAFE”, escolher “IFPR – Instituto Federal do Paraná”. O login é o número da matrícula e a senha é a mesma enviada pelo portal Aluno On-line.

Segundo o diretor de Pós-Graduação do IFPR, Leandro Rafael Pinto, este acesso foi uma conquista e “permitirá que os docentes dos cursos de pós-graduação Lato e Stricto Sensu indiquem leituras de periódicos reconhecidos de suas áreas, além de facilitar as pesquisas neste momento em que não é permitido acesso as bibliotecas do IFPR devido ao isolamento social.”