Estudantes do IFPR podem inscrever trabalhos na edição 2013 da Ficiências – Instituto Federal do Paraná

Estudantes do IFPR podem inscrever trabalhos na edição 2013 da Ficiências

Está aberto, até o dia 29 de agosto, o período de submissão de trabalhos na II Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – Ficiências, que será realizada entre os dias 19 e 22 de novembro de 2013 no Parque Tecnológico da Itaipu, em Foz do Iguaçu. A Feira é um evento trinacional que busca congregar estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio e de graduação da região da tríplice fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai. É também um espaço para apresentação de ideias criativas e inovadoras que poderão contribuir com o conhecimento e a evolução do mundo das ciências.

A feira é organizada pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), IFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Secretaria de Estado da Educação (SEED), Universidade Estadual de Londrina, Unicentro, UEPG, Fundação Araucária, Universidade Estadual de Maringá, Itaipu Binacional e por instituições de ensino e governamentais da Argentina e do Paraguai.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do site da Ficiências. Os estudantes poderão participar individualmente ou em grupos de, no máximo, três estudantes. Todos os trabalhos devem ter um orientador com mais de 18 anos de idade, que podem ser professores da escola em que o estudante esteja matriculado, graduandos ou outra pessoa que possa auxiliar e conduzir a pesquisa.

Para concretizar a inscrição, os estudantes devem informar um resumo do trabalho e um plano de desenvolvimento de atividades. O envio dessas informações pode ser gradual, devendo-se ser respeitada, no entanto, a data limite de 29 de agosto.

Poderão ser apresentados trabalhos nas seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Biológicas; Ciências Agrárias; Engenharia; Ciências Humanas e Ciências Sociais e Aplicadas. Dentre as novidades para 2013 está a inclusão do eixo de ciências das artes, para inclusão de trabalhos desenvolvidos na área de teatro, artes visuais, entre outros.

No site do evento, os estudantes encontram orientações sobre como elaborar um projeto de pesquisa de acordo com o método científico ou o método de engenharia, diário de bordo ou guia de campo e plano de pesquisa. Todos esses documentos são importantes para o planejamento e execução dos projetos e deverão ser apresentados à comissão julgadora que avaliará os trabalhos inscritos durante o evento.

Auxílio financeiro para inscrições e participação no evento

Os estudantes do IFPR podem contar com auxílio financeiro para realização das inscrições e participações em eventos acadêmicos e desportivos. Todas as informações sobre os benefícios estão disponíveis no Edital 012/2013, publicado pela Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (Daes/Proens) em maio de 2013.

Trabalhos podem receber premiação em dinheiro

Os prêmios para os trabalhos apresentados poderão variar entre medalhas, troféus, em valor financeiro, viagens para a participação em outras feiras e bolsas de pesquisa.

Serão oferecidas bolsas de iniciação científica para os melhores colocados que desejarem receber o incentivo financeiro para continuarem suas pesquisas. Serão no total 18 bolsas de um ano de duração, conforme os valores do CNPQ, para a modalidade Junior, distribuídas a partir do grupo com maior pontuação ao de menor pontuação até que todas as bolsas estejam contempladas.

Os estudantes brasileiros melhor classificados serão inscritos pela comissão organizadora na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia e terão os custos de viagem pagos como premiação. Cada grupo poderá levar um orientador ou convidado responsável, também com despesas pagas.

Já, os melhores trabalhos apresentados receberão premiações de R$ 2 mil, R$ 1,5 mil e R$ 1 mil para o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

Estudantes do IFPR tiveram participação significativa na primeira edição da feira

Na primeira edição do evento, o Instituto Federal do Paraná participou com 21 trabalhos e 34 alunos. O saldo da I Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIÊNCIAS) foi muito positivo para o IFPR: das 7 premiações que foram entregues a trabalhos desenvolvidos por estudantes brasileiros, 3 foram concedidas aos desenvolvidos no IFPR. Para o IFPR, o Ficiências é um evento essencial no desenvolvimento de uma cultura do empreendedorismo inovador e da pesquisa científica para os jovens estudantes.

Saiba mais…

Trabalhos do IFPR são premiados na I FICIÊNCIAS