IFPR e IFSP realizam Encontro Virtual de Iniciação Científica – Campus Foz do Iguaçu

Iniciação científica

IFPR e IFSP realizam Encontro Virtual de Iniciação Científica

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizam, na próxima sexta-feira (26/06), o Encontro Virtual de Iniciação Científica (EVIC). Na ocasião, estudantes de cursos técnicos e superiores das duas instituições apresentarão projetos de Iniciação Científica desenvolvidos sob diferentes áreas do conhecimento. O Campus Foz do Iguaçu destaca-se na co-organização do evento e pela apresentação de sete trabalhos.

O Encontro será por meio de plataforma on-line disponível no site do evento. A abertura do evento será às 13h15 e contará com a participação da professora do IFPR, Fernanda Rubio, e do professor do IFSP, Isac Fujita. A palestra de abertura, intitulada “A Inteligência Artificial pode detectar pacientes com Covid-19?”, será ministrada pelo professor do IFSP Marcelo Barboza.

Na sequência, às 13h45, haverá espaço para a apresentação dos trabalhos acadêmicos, sendo que cada estudante terá 10 minutos para apresentar seus resultados. Ao todo, são 16 trabalhos apresentados em áreas como Meio Ambiente, Aquicultura, Construção Civil, Saúde e Tecnologia.

A palestra de encerramento (das 18h às 18h30) será ministrada pelo professor do IFPR Campus Foz do Iguaçu, Arcângelo Signor , e trará como tema “a importância da Iniciação Científica na vida acadêmica e na formação profissional.

Haverá certificados para os participantes.

Confira os trabalhos que serão apresentados no EVIC:

13h15 às 13h45

Abertura do EVIC

Apresentação de trabalhos

13h45 às 14h

1) Desenvolvimento de dispositivos embarcados de detecção de doenças em gatos domésticos

Chantal Nicole Veltmeyer Souza, Sergio Yoshinobu Araki, Isac Kiyoshi Fujita, Eduardo Guy Perpétuo

14h às 14h15

2) Viabilidade de composto orgânico a base de mexilhão dourado e resíduos municipais no desenvolvimento de calêndula

Ana Julia Pimentel Loebel, Fernanda Rubio, Karen Yuka Fugihara, Rafael Ribeiro Guelere, Fernanda de Fátima Dhein

14h15 às 14h30

3) Requisitos de projeto para construção de uma prótese inteligente

Alysson Avila, Chantal Souza, Bruno Santos, Isac Fujita, Sergio Araki, Eduardo Bock

14h30 às 14h45

4) Parâmetros físicos de substratos a base de mexilhão dourado

Rafael Ribeiro Guelere, Fernanda Rubio, Ana Julia Pimentel Loebel, Karen Yuka Fugihara, Fernanda de Fátima Dhein

14h45 às 15h

5) Confecção de material didático para obter mapa de tensões e deformações utilizando fotoelasticidade clássica

Aline Tiaki Nohara, Isac Kiyoshi Fujita, Sergio Yoshinobu Araki, Eduardo Guy Perpétuo Bock, Giovanna da Silva Gomes da Costa, Giovanna Sociarelli Nunes, Karen Rosa Araújo, Suzana Navarro de Oliveira, Gabriela Moraes de Freitas

15h às 15h15

6) Metais pesados tóxicos (Cd, Pb e Cr) em processo de vermicompostagem

Karen Yuka Fugihara, Fernanda Rubio, Rafael Ribeiro Guelere, Ana Julia Pimentel Loebel, Fernanda de Fátima Dhein

15h15 às 15h30

7) Estudo bibliográfico do Biospeckle e suas aplicações

Gabriela Moraes de Freitas, Sergio Yoshinobu Araki, Isac Kiyoshi Fujita, Eduardo Guy Perpétuo Bock, Aline Tiaki Nohara, Giovanna da Silva Gomes da Costa, Giovanna Sociarelli Nunes, Karen Rosa Araújo, Suzana Navarro de Oliveira.

15h30 às 15h45

8) Uso de cinza de cavaco de eucalipto como material cimentício suplementar em concretos

Samira Santana Queiroz; Fernanda Rubio, Márcia Helena Beck, Kathleen Dall Bello de Souza Risson

15h45 às 16h

Intervalo

16h às 16h15

9) Utilização de Técnicas Ópticas para Levantamento de Superfícies Corporais

Giovanna da Silva Gomes da Costa, Isac Kyioshi Fujita, Sergio Yoshinobu Araki, Eduardo Guy Perpétuo Bock, Aline Tiaki Nohara, Giovanna Sociarelli Nunes, Karen Rosa Araújo, Suzana Navarro de Oliveira,Gabriela Moraes de Freitas.

16h15 às 16h30

10) Manejo alimentar de juvenis de piavucu (Leporinus macrocephalus): frequência alimentar e taxa de arrancamento

Guilherme Henrique de Paula, Gisele Eduarda Calabresi, Hellen Krystiane Alves Ferreira, Elisane da Silva Figueiredo, Adilson Reidel, Arcangelo Augusto Signor.

16h30 às 16h45

11) Macros em ImageJ

Giovanna Sociarelli Nunes, Sergio Yoshinobu Araki, Isac Kiyoshi Fujita, Eduardo Guy Perpétuo Bock, Aline Tiaki Nohara, Giovanna da Silva Gomes da Costa, Karen Rosa Araújo, Suzana Navarro de Oliveira,Gabriela Moraes de Freitas.

16h45 às 17h

12) Perfil de  aminoácidos de hidrolisados proteicos obtidos de resíduos de tilápia do Nilo

Helen Krystiane Alves Ferreira, Elisiane da Silva Figueiredo, Adilson Reidel, Arcangelo Augusto Signor

17h às 17h15

13) Análise perfilométrica no Mancal do Dispositivo de Assistência Ventricular

Karen Rosa Araújo, Isac Kyioshi Fujita, Sergio Yoshinobu Araki, Eduardo Guy Perpétuo Bock, Aline Tiaki Nohara, Giovanna da Silva Gomes da Costa, Giovanna Sociarelli Nunes, Suzana Navarro de Oliveira, Gabriela Moraes de Freitas.

17h15 às 17h30

14) 0 Rendimento de costela e de filé de tilápia do Nilo (Oreochomis niloticus)

Elisiane da Silva Figueirredo, Hellen Kristiane Alves Ferreira, Flávia Renata Potrich Signor, Arcangelo Augusto Signor.

17h30 às 17h45

15) Medição de rugosidade utilizando Speckle de laser vermelho

Suzana Navarro de Oliveira, Sergio Yoshinobu Araki, Isac Kiyoshi Fujita, Eduardo Guy Perpétuo Bock, Aline Tiaki Nohara, Giovanna da Silva Gomes da Costa, Giovanna Sociarelli Nunes, Karen Rosa Araújo, Gabriela Moraes de Freitas.

17h45 às 18h

16) Diferentes metodologias para a simulação numérica de escoamento de sangue em DAVs

Vitoria  Iwamoto, Alysson Mesquita Ávila, Chantal Souza, Sergio Araki, Isac Fujita, Eduardo Bock

18h às 18h30