Estudantes do IFPR Foz participam do Hackaton Mercosul, no Paraguai – Campus Foz do Iguaçu

Internacional

Estudantes do IFPR Foz participam do Hackaton Mercosul, no Paraguai

Publicado em

Copiado!

Estudantes e docentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu integraram a delegação brasileira enviada pelo Ministério da Educação (MEC) para participar da edição 2024 do Hackaton Mercosul, ocorrido em junho, em Assunção (Paraguai). Os alunos do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Desenvolvimento de Sistemas, Davyd Samuel Viana e Otávio Santos Lima, estiveram entre os dez estudantes do IFPR e do Instituto Federal de Brasília (IFB) que representaram o  Brasil no evento.

Durante uma semana, os 40 alunos brasileiros , paraguaios, argentinos e uruguaios partilharam conhecimentos e aprendizagens de forma colaborativa, de acordo com um contexto real e apresentando soluções concretas, tendo como foco a resolução de problemas. O evento também fortaleceu o intercâmbio acadêmico de pesquisas e publicações em Educação Profissional e Tecnológica entre os países do Mercosul. 

A professora Patrícia de Lara Ramos, representante de Relações Internacionais do IFPR Foz, destacou a importância deste tipo de evento para a formação de nossos estudantes. “Oportunizar a participação de nossos alunos em eventos de mobilidade acadêmica em outros países é um dos objetivos da nossa instituição, visto que nosso propósito é a formação integral deste aluno, que perpassa pelo conhecimento técnico, acadêmico, cultural e linguístico”.

Hackatons

Hackathons são eventos que reúnem desenvolvedores de software, designers e outros profissionais da área de programação, desafiando-os a criar soluções inovadoras para problemas específicos em um curto período de tempo. 

Além de fortalecer os esforços de internacionalização do Campus Foz do Iguaçu, o Hackathon Mercosul ofereceu uma excelente oportunidade para que os estudantes aplicassem na prática os conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo de sua formação, incentivando a colaboração criativa e a resolução de problemas de maneira inovadora.

“O Hackathon Mercosul foi uma experiência completamente nova, diferente, divertida e que me presenteou com inúmeras novas amizades e memórias inesquecíveis.”, destacou o estudante Otávio Santos Lima.

Para Davyd, o evento foi uma oportunidade de aprender e conhecer novas culturas novas. “Conheci pessoas incríveis que com certeza levarei para minha vida”.

Topo