Acordo entre IFPR e Unila ofertará atividades musicais gratuitas no Campus Foz – Campus Foz do Iguaçu

Acordo entre IFPR e Unila ofertará atividades musicais gratuitas no Campus Foz

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica, visando à oferta de atividades musicais gratuitas pelas instituições. O projeto é coordenado pelos professores Leonir Colombo (IFPR) e Gabriel Sampaio Rezende (Unila) e tem a duração de dois anos.

Pela parceria, a Unila, por meio do curso de Bacharelado em Música, pode contar com a estrutura física do IFPR para realizar Projetos de Extensão e estágios para seus graduandos e, em contrapartida, os estudantes do IFPR e a comunidade em geral têm a oportunidade de fazer oficinas e cursos de músicas no Campus. “A parceria é fundamental para a formação ampla tanto dos acadêmicos de Música da Unila, quanto dos estudantes do IFPR, que ampliam seu leque de conhecimentos”, explica o professor Leonir.

O público prioritário são estudantes da rede pública de ensino. Com isso, as instituições buscam democratizar o acesso à cultura e às atividades artísticas, promovendo a inclusão social e cultural de jovens que, muitas vezes, não teriam a oportunidade de participar de atividades culturais.

Curso de Percussão

O Curso de Percussão para Iniciantes, ministrado pelo acadêmico de Música e bolsista Damián Domínguez, é a primeira ação derivada dessa parceria e ocorre no IFPR Foz desde meados de agosto. Por meio do Projeto de Extensão, os alunos receberão aulas coletivas de percussão, recebendo orientações teóricas e práticas sobre teoria musical e técnicas de diferentes instrumentos de percussão.

De acordo com os coordenadores do Projeto, a parceria entre a Unila e o IFPR também pode contribuir para o fortalecimento da relação entre as instituições, promovendo uma cultura de cooperação e solidariedade entre elas e a comunidade em geral. A ideia, também, é contribuir para a formação de uma nova geração de músicos e artistas na região, além de preparar possíveis candidatos interessados em ingressar no curso de Música da Unila.