Café-da-manhã e formação pedagógica marcam retorno das férias no Campus Foz – Campus Foz do Iguaçu

Formação Pedagógica

Café-da-manhã e formação pedagógica marcam retorno das férias no Campus Foz

Um café-da-manhã de boas-vindas e uma formação pedagógica marcaram o retorno das atividades no IFPR – Campus Foz do Iguaçu, após o período das férias de verão. O evento ocorreu nesta quinta-feira (01) e contou
com a participação de professores e técnicos dos diversos setores do Campus.

A atividade foi aberta com uma dinâmica conduzida pelo professor Givaldo Oliveira, cujo propósito foi incentivar a integração entre os servidores e promover um retorno com muito entusiasmo.

Após o momento interativo, foi realizada a apresentação da nova equipe gestora do Campus, eleita no pleito ocorrido em novembro de 2023. A Diretora-Geral eleita, Kayla Garmus, deu início às falas de abertura e acolhimento. Ela falou brevemente sobre sua trajetória no Campus e destacou a importância de fortalecermos a comunicação instrainstitucional. “Nossas portas estarão sempre abertas a todos, pois somente com diálogo é que vamos conseguir escutar as demandas e pensarmos em soluções de forma conjunta”, ressaltou a gestora.

Na sequência, houve falas de apresentação das duas diretoras. A pedagoga Andrea Legnani se apresentou como gestora máxima da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão e enfatizou a importância de se estabelecer diálogos entre setores para o melhor desempenho das atividades ligadas ao ensino. A diretora de Planejamento e Administração, Monice Aquino, foi reconduzida ao cargo e apresentou a nova configuração do setor administrativo do Campus, além de citar melhorias na segurança e do serviço de internet do Campus.

A programação da manhã foi encerrada com a palestra intitulada “Instituto Federal: Institucionalidade, Identidade, Princípios Estruturantes, Princípios Educativos, Desafios e Possibilidades”, ministrada pelo professor Eliezer Pacheco – um dos idealizadores dos Institutos Federais no Brasil, tendo exercido o cargo de diretor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec) de 2005 a 2012.

Tarde

Na parte da tarde, houve atividades de capacitação promovidas pela Pró-reitoria de Ensino (Proens) com o objetivo de promover a integração e diálogo entre docentes, técnicos administrativos e equipe diretiva.

Durante o evento também ocorreu a formação do módulo “docente” do Sistema SUAP, a fim de fornecer aos servidores todas as informações necessárias sobre o funcionamento do sistema.

A programação seguirá nesta sexta-feira, com atividades de planejamento e palestras. A pedagoga e Diretora de Ensino Andréa Legnani ministrará a palestra “O desafio do uso excessivo de celulares nas escolas: Encontrando o Equilíbrio entre Aprendizado e Distração” e o professor de Educação Especial Matheus Amparo ministrará a palestra “Compreendendo o TDAH: Características, diagnóstico e estratégias pedagógicas”.

A volta às aulas para os cursos técnicos e de graduação ocorrerá na próxima segunda-feira (05/02).